Uma Verdade incoveniente
Por: 01JuAmorim • 31/3/2016 • Resenha • 523 Palavras (3 Páginas) • 568 Visualizações
[pic 1]
Instituto Anhanguera Educacional
Aluna: Juliana Rosa de Amorim
RA: 9860441452
Curso: Gestão Ambiental- 1º Período
Disciplina: Prointer II
Professor: Daivid Mafra
Resenha Documentária: Uma Verdade Inconveniente. Diretor: GUGGENHEIM, D. Produtor: BENDER. L.; BURNS. S. Z.; DAVID. L. Estados Unidos. 2006. (98 min.), sonoro, colorido.
Niterói, 17 de Outubru de 2014
O documentário serve não só de alerta para o que está acontecendo de fato com
o planeta Terra, mais também para causar sentimentos como: espanto, incomodar e impressionar as pessoas, mesmo se tratando de temas corriqueiros do nosso cotidiano. Um dos temas discutidos nas palestras proferidas pelo ex- vice- presidente dos Estados Unidos, Al Gore, é sobre o aquecimento global.
Um dos problemas que Al Gore aponta logo no começo do documentário, foi o aumento de dióxido de carbono. Pois como o próprio disse onde há aumento do mesmo a temperatura também sobe. E ele ainda ressalta numa última análise sobre o aquecimento, que não propriamente é só uma questão política mais é muito além de uma questão moral. E para finalizar, ele ainda argumenta que se nós permitirmos que isso aconteça, será imoral.
Al Gore relata que se tinha fé no sistema democrático e na independência de seu país. De fato acreditava que a história seria suficientemente convincente para causar uma mudança drástica na forma como o Congresso reagiria a este tema, contudo achava que ficariam alarmados. Mas não foi o que aconteceu.
Segundo Al Gore em alguns momentos de sua vida, aconteceram fatos relevantes que o fez de ver de uma forma diferente para o planeta Terra, por exemplo, o acidente com seu filho, o falecimento de sua irmã mais velha por decorrência de um câncer no pulmão, sua derrota nas eleições presidenciais em 2000 e as aulas com um professor de geografia.
No documentário Al Gore tenta sensibilizar as pessoas para a questão ambiental, levando como tema, o aquecimento global. Assim sendo, o mesmo passou a realizar, em todo mundo, palestras didáticas, pesquisas científicas, com uma linguagem simplificada e clara. E ainda, como metodologia Al Gore usa slides, gráficos, fotografias, animações, como forma de entretenimento como forma persuadir e conquistar seus ouvintes.
O foco principal do documentário são as aceleradas mudanças climáticas, o aumento demasiado do dióxido de carbono, altas temperaturas, degelos das calotas do Ártico, tempestades, sucessões de furacões, tornados, inundações e o devastador furacão Katrina em 2000, que destruiu Nova Orleans, USA.
Para Al Gore, cada um de nós é uma causa do aquecimento global, mas cada um de nós pode fazer escolhas que mudem isso. Como por exemplo, as coisas que compramos, a eletricidade que gastamos, os carros que guiamos. Podendo assim fazendo coisas que levem as nossas emissões individuais de carbono ao zero.
...