Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos - UTRE
Por: Deiviane Mendes • 5/3/2017 • Resenha • 782 Palavras (4 Páginas) • 807 Visualizações
[pic 1]
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Acre
Campus Rio Branco
Curso Superior de Tecnologia em Processos Escolares
Relatório da Visita técnica realizada a
Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos - UTRE
Deiviane Mendes Machado
6° Período
Dezembro – 2016
Rio Branco – Acre
Deiviane Mendes Machado
[pic 2]
Dezembro - 2016
Rio Branco - Acre
Introdução
Atendendo a solicitação do Professor Dr° Luís Pedro de Melo Plese, da disciplina Educação Ambiental, apresento em seguida, relatório das atividades desenvolvidas durante visita a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos - UTRE. A UTRE/RB foi planejada para contribuir com a reestruturação do sistema de limpeza urbana, visando à melhoria na separação, coleta e acondicionamento dos resíduos, reciclar os resíduos orgânicos para produzir compostos destinados a agricultura familiar, implantar a coleta seletiva pública, fortalecer e organizar a Cooperativa de Catadores, aliando responsabilidade social e proteção do meio ambiente. A unidade é composta por 80 hectares a pouco mais de vinte quilômetros do Centro da capital, o que não deixará passivo ambiental nem afetará as populações locais, a fauna, a flora e os mananciais da região. Um aterro sanitário de resíduos sólidos urbanos consiste na técnica de disposição de lixo no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais.
Objetivos
- Demonstrar o funcionamento da UTRE;
- Despertar o interesse da população em relação o destino dos lixos;
- Praticar a Educação Ambiental;
- Cuidados necessários a serem tomados em relação aos lixos produzidos.
Descrição das atividades
A chegada deu-se por volta das 8:50 h na Unidade, a recepção foi realizada pelo Sr. Kellerson Menezes. Em seguida se iniciou no auditório da Unidade uma palestra com o tema “Tratamento e disposição final de resíduos sólidos em Rio Branco”, mencionando sobre o escopo da Unidade, que é tratar e dar destinação ambientalmente adequada aos resíduos produzidos no município pelos próximos 20 anos. Discursou também sobre o reaproveitamento dos resíduos, explicando como funciona a Unidade de triagem, Trituração dos plásticos, de Compostagem e o ECOPONTO – Recebimento temporário de pneus Inservíveis.
Ouve ilustrações mencionando inúmeras vezes sobre o Aterro Sanitário sabendo-se que a 1ª fase tem 6 anos de vida útil, sobre a ampliação da célula do Aterro, sendo que, a 2ª fase tem 1 ano e 6 meses de vida útil. Foram mostrados os cuidados que são necessários ter em relação ao Sistema de prevenção de impacto do Aterro Sanitário, onde é feita a impermeabilização do solo, a drenagem para coleta de gases e drenagem para coleta de chorume. Vale ressaltar que, diariamente é feito uma produção de 238 ton/dia. Em seguida foi feita a visita pela unidade.
Discursão
Discutimos sobre o que é um aterro sanitário, que nada mais é a disposição adequada dos resíduos sólidos urbanos. Só que, há uma responsabilidade com que se trata o lixo a ser armazenado no local. Tudo é pensado, preparado e operado de maneira racional para evitar danos à saúde pública e ao meio ambiente, desde a escolha da área até a preparação do terreno, operação, determinação de vida útil e recuperação da área após o seu encerramento. Antes de iniciar a disposição do lixo, o terreno é preparado com a impermeabilização do solo e o selamento da base com argila e mantas de PVC. Com esse processo, o lençol freático e o solo não são contaminados pelo chorume. O Projeto Catar, que é resultado de parceria entre diversos catadores de lixo e a Prefeitura de Rio Branco. Que funciona de maneira simples: as pessoas acumulam o material e o Catar recolhe nas casas, calçadas, pontos e instituições, para então prensá-lo e comercializá-lo.
...