TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISÃO DA POPULAÇÃO DE SORRISO DO BAIRRO SANTA BARBARA SOBRE OS POSSÍVEIS EFEITOS DA INGESTÃO DE CHOCOLATE NO APARECIMENTO DE ESPINHAS EM ADOLESCENTES

Por:   •  24/9/2016  •  Artigo  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 8

VISÃO DA POPULAÇÃO DE SORRISO DO BAIRRO SANTA BARBARA SOBRE OS POSSÍVEIS EFEITOS DA INGESTÃO DE CHOCOLATE NO APARECIMENTO DE ESPINHAS EM ADOLESCENTES¹

Lincoln Fabiano da Silva²

Vitor Hugo Bifon²

João Marcos Camargo Barros²

Sergio Gomes da Silva³

RESUMO

A acne é um distúrbio no funcionamento das glândulas sebáceas. Estas glândulas se desenvolvem muito na puberdade, por estímulo dos hormônios sexuais, ela se apresenta como comedões (cravos), pústulas (espinhas) e cistos (nódulos inflamados) que podem surgir na face, pescoço, tronco, dorso, ombros. O aumento na ocorrência de espinhas é mais frequente durante à adolescência, devido à má alimentação, mas pode ocorrer também, durante os períodos pré-menstrual e menstrual. O consumo associado entre a ingestão de chocolate durante períodos de estresse são fatores que, em conjunto, acentuam as acnes, causando confusão a respeito do chocolate, já que o estresse que acentua as acnes. O trabalho teve como objetivo avaliar e comparar os dados obtidos durante a pesquisa com a população do bairro Santa Barbara sobre a relação de consumo de chocolate com o aparecimento de espinhas em adolescentes, além do respectivo sexo e idade. Foram entrevistadas 36 pessoas, 21 dos participantes eram do sexo masculino (58%) e 15 do sexo feminino (42%) onde possuíam uma faixa etária variando de 13 a 17 anos de idade, sendo questionados também se acreditam que o consumo de chocolate tem relação com o aparecimento de espinhas, os participantes do sexo masculino, entre os quais 14 deles disseram que sim, e os outros 7 não, já as participantes do sexo feminino, 9 disseram sim e as outras 6 disseram não. Ficou perceptivo que a maioria dos entrevistados acredita que o chocolate cause espinhas, mas na verdade não, um dos responsáveis pelo surgimento e o estresse.

Palavras - chaves: Acnes; Chocolate; Adolescentes.

ABSTRACT

The acne is a disorder in the functioning of the sebaceous glands. These glands develop during puberty too, by stimulation of sex hormones, it presents itself as comedones (blackheads), pustules (pimples) and cysts (inflamed nodules) that can appear on the face, neck, trunk, back, shoulders. The increase in the occurrence of acne is most common during adolescence, due to poor nutrition, but can also occur during the premenstrual and menstrual periods. Consumption associated between chocolate intake during periods of stress are factors that, together, exacerbate acne, causing confusion


about chocolate as the stress that accentuates the acnes. The study aimed to evaluate and compare the data obtained during the survey of the population of Santa Barbara neighborhood on chocolate consumption in relation to the appearance of pimples in adolescents, in addition to their sex and age. 36 persons, 21 of the participants were male (58%) and 15 females were interviewed (42%) which had an age group ranging from 13 to 17 years of age, and also asked whether they believe that chocolate consumption has relationship with the appearance of pimples, the male participants, including 14 of them said yes, and the other seven not, since the female participants, nine said yes and the other six said no. Was perception that the majority of respondents believe that chocolate causes pimples, but not really, one of those responsible for the appearance and stress.

Keywords: Acnes; Chocolate; Teens

  1. INTRODUÇÃO

        A acne é um distúrbio no funcionamento das glândulas sebáceas. Estas glândulas se desenvolvem muito na puberdade, por estímulo dos hormônios sexuais. Elas se distribuem na face, tronco e dorso e produzem gordura, que é eliminada através dos poros, quando as bactérias contaminam esta secreção ocorre inflamação e o surgimento da acne (ALERGO DERMATOLOGIA, 2015).

        A manifestação da acne está relacionada aos comportamentos de hormônios sexuais masculinos ou andrógenos encontrados tanto em homens quanto em mulheres. A elevação de níveis hormonais durante a adolescência causa aumento das glândulas sebáceas da pele, existentes nas regiões nas quais a acne é mais frequente, fazendo com que a doença seja muito comum na puberdade como afirma a SBCD – Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Apresenta-se como comedões (cravos), pústulas (espinhas) e cistos (nódulos inflamados) que podem surgir na face, pescoço, tronco, dorso, ombros. Os fatores como ansiedade e estresses e o aumento de açúcar no sangue podem agravar o quadro, porque estimulam a glândula sebácea a produzir mais óleo segundo Alergo Dermatologia em 2015, a piora das espinhas é devido à má alimentação é mais frequente na adolescência e início da juventude, mas também pode acontecer durante a tensão pré-menstrual e durante a menstruação (ZANIN,2015).

        Segundo Heloisa Hofmeister, uma associação entre a ingestão de chocolate e um período de estresse, fator que comprovadamente acentua as espinhas – o que acaba causando uma confusão, já que o que contribui para a acne é o estresse, não o chocolate.

        O trabalho teve como objetivo avaliar e comparar os dados obtidos durante a pesquisa com a população do bairro Santa Barbara sobre a relação do consumo de chocolate com o aparecimento de espinhas em adolescentes, além do respectivo sexo e idade. 

  1. DESENVOLVIMENTO
  1.  ÁREA DE ESTUDO

        O estudo foi realizado com os moradores do bairro Santa Barbara, no munícipio de Sorriso - MT, localizado as margens da BR-163 no entroncamento com a BR-242, distante 420 km da capital Cuiabá. Possui 9.345,755 km² de extensão e uma população de 80.298 habitantes (IBGE, 2015).

  1.  METODOLOGIA

Durante os dias 21, 22 e 23 de Janeiro de 2016 foram realizadas a coleta de dados com os moradores do bairro Santa Barbara, no período vespertino através de entrevista individual e direta nas residências, com o uso de um questionário pré elaborado como guia (Apêndice). Para a análise dos dados foram quantificadas as respostas apresentadas, que serão distribuídas em forma de tabela e gráficos para demonstrar os resultados obtidos.

  1.  RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foram determinados entre os 36 participantes da pesquisa, que eram moradores do bairro Santa Barbara, o sexo que será expresso na Figura 1.

[pic 1]

Figura 1. Sexo dos participantes

Dos 36 participantes, 21 eram do sexo masculino (58%) e 15 do sexo feminino (42%). Segundo Adilson Costa et al, o aparecimento e prevalência da acne são maiores no sexo masculino. Também foram questionados em relação à idade, sendo o resultado obtido expresso na Figura 2.

[pic 2]

Figura 2. Idade dos participantes.

Dos entrevistados, 13 deles possuem 17 anos de idade (36%), 11 possuem 16 anos de idade (31%), 9 possuem 15 anos de idade (25%), 2 possuem 14 anos de idade (5%) e 1 possui 13 anos de idade (3%). Segundo Adilson Costa et al, observa-se frequentemente, que a acne acomete em 95% dos meninos e 83% das meninas, com 16 anos de idade principalmente, ou seja, o aparecimento ocorre no período da adolescência O último questionamento realizado foi se acreditam que consumo de chocolate tem relação com o aparecimento de espinhas, sendo os resultados expressos na Figura 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (186.9 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com