Virtual processos biológicos
Por: Gabriel De Cesaro • 13/4/2015 • Trabalho acadêmico • 852 Palavras (4 Páginas) • 328 Visualizações
Questão 1
Biorremediação de águas contaminadas por metais tóxicos
Chama-se de biorremediação a utilização de seres vivos para descontaminar ou reduzir o teor de poluentes no meio ambiente. (Atlas & Unterman, 1999).
Considerando que as tecnologias convencionais de remediação ambiental são em geral inadequadas para reduzir a níveis aceitáveis as concentrações de metais pesados em efluentes contaminados, a biorremediação se apresenta como uma solução alternativa de grande interesse. Além disso, os métodos biotecnológicos para a detoxificação de efluentes são menos onerosos que as tecnologias convencionais. (SCHENBERG, 2010).
No caso de contaminação de águas de superfície por metais pesados, a imobilização in situ dos íons metálicos por ação microbiana, impede que eles sejam transferidos para o lençol freático, e, se apresenta como uma solução economicamente interessante (Gravilescu, 2004).
A limpeza de derramamentos do óleo pela adição dos fertilizantes de nitrato ou de sulfato para facilitar a decomposição do óleo pelas bactérias presentes no meio. (SCHENBERG, 2010).
Baseado neste enunciado RESPONDA:
a) As tecnologias de Biorremediação podem geralmente ser classificadas como "in-situ" ou "ex-situ". Explique através de exemplos cinco (5) processos que utilize Biorremediação "in-situ" e dois (2) processos que utilize Biorremediação "ex-situ". (2,0 pontos)
RESPOSTA QUESTÃO 1, ALTERNATIVA (a):
Os processos de Biorremediação “in-situ” são realizados na própria área contaminada, gerando, assim, menores custos com o transporte e armazenamento do material e menos distúrbios ambientais. Um exemplo disso é a biodegradação (ou biorremediação intrínseca/natural) do petróleo, que envolve todos os fenômenos de quebra de seus componentes para componentes de menor peso molecular (ou mais polares) através de bactérias. A degradação completa do petróleo por populações naturais de microorganismos representa um dos mecanismos primários pelo qual os compostos poluentes são eliminados do meio ambiente e resulta como membros finais o dióxido de carbono e a água, ou seja, produtos neutros, que não irão agredir o meio ambiente. A biodegradação, em casos gerais, ocorre naturalmente através de bactérias e fungos, sendo assim limitado pela disponibilidade de nutrientes, composição e abundância das comunidades microbianas, salinidade, temperatura, concentração de oxigênio dissolvido, distribuição e natureza do composto derramado.
Outro processo de biorremediação é a bioestimulação. Este processo é utilizado quando existe uma população de microorganismos capaz de degradar os poluentes presentes mas as condições ambientais estão limitando as taxas de biodegradação, sendo necessária a adição de agentes estimulantes como nutrientes, biossurfactantes ou oxigênio para melhorar a eficiência dos mesmos, assim como acontece em um aquífero contaminado com fenol: A bioestimulação aeróbia permite que as bactérias reduzam o nível de fenol, o que não ocorreria se fossem deixadas em condições ambientais, sem um estímulo.
A biorremediação também é utilizada em sistemas de tratamento de efluentes, usando a técnica da bioadição, já que ali, devido ao estado dinâmico do sistema, morrem diversos micróbios enquanto outros crescem e se tornam mais dominantes. Em condições adversas como a de um choque tóxico, certas populações de bactérias podem ser reduzidas ou eliminadas diminuindo a qualidade do efluente, sendo necessário, assim, o incremento do número de bactérias, para garantir que as populações microbianas estão operando apropriadamente.
Em outra técnica, a fitorremediação, a biorremediação vem por intermédio de plantas, que, por meio de suas raízes, podem absorver elementos poluentes, servindo como filtros biológicos (processo conhecido como fitoextração) ou também minimizar
...