A MEDIÇÃO E LEITURA DE VOLUMES E MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Por: Amanda Pimentel • 31/10/2017 • Trabalho acadêmico • 2.150 Palavras (9 Páginas) • 506 Visualizações
UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO
Curso de Biomedicina
AMANDA REGINA CATANHA PIMENTEL
ANA PAULA MEDEIROS
JOÃO VITOR KEN DE O. MATSUMOTO
LETÍCIA CARVALHO DACOL
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:
MEDIÇÃO E LEITURA DE VOLUMES;
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS;
Bragança Paulista
2017
RESUMO
Essa aula teve como objetivo fazer a leitura de volumes e verificar os métodos de separação de misturas através de experimentos práticos. Foram realizados procedimentos com quatro volumes para fazer a medição e leitura de substância através de provetas, e cinco volumes através de pipetas graduadas. Foram realizados quatro experimentos para verificar os diversos métodos de separação de misturas. Os objetivos da aula foram atingidos com êxito e pudemos observar com clareza a medição de volumes e a separação de misturas.
SUMÁRIO
RESUMO 3
1. INTRODUÇÃO 5
2. OBJETIVOS 5
3. PARTE EXPERIMENTAL 5
3.1. Medição e Leitura de Volumes 5
3.2. Adsorção e Filtração Simples 6
3.3. Centrifugação 7
3.4. Separação de Dois Líquidos Imiscíveis 8
3.5. Filtração a Vácuo 9
3.6. Destilação Simples 9
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 10
4.1. Medição e Leitura de Volumes 10
4.2. Adsorção e Filtração Simples 10
4.3. Centrifugação 11
4.4. Separação de Dois Líquidos Imiscíveis 12
4.5. Filtração a Vácuo 12
4.6. Destilação Simples 13
5. CONCLUSÃO 14
BIBLIOGRAFIA 14
- INTRODUÇÃO
A capacidade para medir precisamente sólidos e líquidos é fundamental para a realização bem-sucedida de experimentos de química orgânica. O dispositivo de medição utilizado é escolhido de acordo com a precisão necessária para que haja uma menor margem de erro. Essa capacidade envolve a seleção do dispositivo apropriado e a sua utilização correta (ENGEL; KRIZ; LAMPMAN, 2016, Ed. 3, p. 43).
O processo de separação de misturas é presente em nosso dia-a-dia e importante em laboratórios e também em indústrias químicas. O processo de separação de mistura consiste em “separar os componentes das misturas até que cada substância pura fique totalmente isolada das demais. Esse processo chama-se desdobramento” (FELTRE, 2004, vol. 1, p. 31). A matéria pode ser classificada como Heterogênea e Homogênea. A matéria de sistema homogêneo possui apenas uma fase, ou seja, uma única substância; a matéria de sistema heterogêneo possui mais de uma fase, ou seja, mais de uma substância.
Existem diversos processos de separação de misturas que são utilizados para diversas finalidades.
- OBJETIVOS
Aprender sobre a medição e leitura de volumes e observar a diferença de precisão entre os diferentes aparelhos volumétricos, assim como obter o treinamento correto de visualização do menisco; aprender sobre os diversos métodos de separação de mistura, por meio da observação e de experimentos práticos realizados em laboratório.
- PARTE EXPERIMENTAL
- Medição e Leitura de Volumes
1ª etapa: – Transferiu-se para um becker de 250mL, com utilização de um bastão de vidro para evitar respingos, 220 mL da solução nº 1. Transferiu-se para provetas graduadas as seguintes medidas:
- 22,0 mL
- 6,4 mL
- 10,0 mL
- 1,8 mL
2ª etapa - Utilizando a mesma solução nº 1, transferiu-se do becker de 250 mL para pipetas graduadas (enchendo completamente as pipetas e escoando o excesso para um becker até atingir o volume desejado) as seguintes medidas:
- 2,3 mL
- 6,5 mL
- 0,7 mL
- 1,6 mL
- 2,0 mL
3ª etapa – Em um becker de 50 mL foram transferidos um volume qualquer de solução nº 1. Em seguida transferiu-se a solução do becker para uma bureta graduada.
Foram utilizados os seguintes materiais para a realização do procedimento:
- 01 Becker de 250 mL;
- 02 Becker de 50 mL;
- 01 Bastão de Vidro;
- 220 mL de Solução nº 1;
- 01 Pipeta Volumétrica;
- 03 Pipetas Graduadas;
- 03 Provetas Graduadas;
- Adsorção e Filtração Simples
Nesse experimento, foi transferido 20 mL de vinho, disponível em laboratório, para um Becker de 50mL. Foi sobreposto em um suporte universal o anel ou argola, que é utilizado para dar suporte, nesse caso para filtração simples. Logo após, colocou-se neste anel o funil com o papel de filtro dobrado em quatro partes em seu interior. Para “fixar” o papel de filtro no funil, foram colocados alguns pingos de água destilada.
O Erlenmeyer continha 2g de carvão ativo, e foram adicionamos 20 mL de vinho. Para que as duas substâncias se misturassem, o Erlenmeyer foi movimentado em movimentos circulares e seguidamente a mistura foi deixada em repouso por 10 minutos. Após esse período, a mistura foi virada sobre o papel de filtro dobrado que estava dentro do funil para que ocorresse a filtração. Observou-se o resultado do experimento.
Foram utilizados os seguintes materiais e reagentes para a realização do experimento:
- 01 Suporte Universal / Argola;
- 01 Funil Analítico;
- 02 Becker de 50 mL;
- 01 Enlenmeyer;
- 01 Papel de Filtro;
- 20 mL de Vinho;
- 2g de Carvão ativo;
- Centrifugação
Neste experimento, transferiu-se 5 mL de leite disponível em laboratório, para um Becker de 50mL e adicionou-se 20 gotas de ácido acético diluído. Em bancada, transferiu-se, com ajuda de uma pipeta graduada, a mistura do Becker para um tubo de centrífuga. Em outro tubo de centrífuga, transferiu-se água destilada no volume aproximado da mistura de leite + ácido acético diluído para contrabalancear o peso e garantir o equilíbrio do rotor da centrífuga. Levaram-se os dois tubos até a centrífuga disponível em laboratório, e esperou-se 10 minutos para fazer a observação do resultado.
...