Filtração
Por: Christiane Serra • 15/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.306 Palavras (6 Páginas) • 541 Visualizações
Universidade São Francisco
Engenharia Química-Campus Campinas
Laboratório de Engenharia Química
Relatório dos Experimentos
Anelise Mestrinier RA: 004201200621
Christiane Real RA:004201401060
Natale Amorim RA: 004201200344
Natália Vilela RA: 004201401057
Tamiris Giati RA: 004201200998
Campinas,2016
Experimento-Filtração
A filtração a vácuo é mais eficiente, pois ao cair no interior do Kitassato o líquido não encontra a resistência do ar. Recorre-se a esse processo de filtração quando não se dispõe de muito tempo de espera ou quando a uma mistura heterogênea apresenta partículas sólidas não muito grandes, formando um material pastoso.
Filtração comum: A torta teve uma formação homogênea, sem formação de grãos aparente, com aspecto de pasta.
Filtração a vácuo: A torta teve uma formação irregular, formou pequenos grânulos sobre o papel de filtro.
No processo de lixiviação houve a formação de torta. Porém na filtração comum o formato da torta, devido ao funil de vidro, dificulta a total separação, pois o liquido precisa passar por uma menor área de escoamento. Enquanto no funil de Buchner a área de escoamento é maior.
Na escala industrial o processo de filtração a vácuo é mais utilizado, por ser mais eficiente, por demandar menos tempo e por ter maior qualidade do filtrado, e ainda ajuda no aumento de produtividade.
Pode-se definir como fatores mais importantes para a seleção de um filtro, os seguintes itens:
A resistência especifica do meio poroso de filtração;
Quantidade de suspensão a ser filtrada;
A concentração de sólidos da suspensão;
A facilidade de descarregar as partículas formada no processo de filtração.
Sim, o meio filtrante escolhido foi eficaz, pois não se teve uma miscigenação total no liquido, o que proporcionou que o liquido estivesse límpido no final do processo.
Esse tipo de filtração é realizado usando-se um funil de Buchner feito de porcelana que tem o fundo perfurado.Coloca-se o papel de filtro sem dobrar no funil de Buchner, que é posto sobre um kitassato. O kitassato, por sua vez, é acoplado por uma mangueira a uma trompa de água, que arrasta parte do ar da parte inferior do kitassato, criando uma região de baixa pressão dentro dele. Assim, quando passamos a mistura pelo funil de Buchner, ela é submetida a uma sucção, em razão da diferença de pressão. Com isso, a filtração ocorre rapidamente.
Filtro de prensa usado decapagem, fosforização Íleo.
Filtro de folha permite a limpeza no processo sendo utilizado normalmente em telas metálicas de altas retenção, usado em petrolífera.
Filtro tambor a vácuo utilizado em processos onde líquidos a serem filtrados contenham alto volume de sólidos.
Utilizariamos o método de filtração simples, pois o sal se diluiria na agua, e assim conforme a lixiviação fosse ocorrendo o sal sairia dissolvido em agua ao fim filtração.
A porosidade do meio filtrante interfere no processo de filtração. Tendo em vista que porosidade pode ser definida como a razão entre o volume do leito que não está ocupado com material solido e o volume total do leito, os tamanhos das partículas pode interferir nesta razão.
2.Extração de Óleo essencial
Hidrodestilação trata-se do método de extração mais utilizado em escala laboratorial. Nele, a matéria prima vegetal é completamente mergulhada na água, ao contrario do que acontece na destilação a vapor. A extração ocorre a uma temperatura inferior a 100°C, o que evita a perda de compostos sensíveis a altas temperaturas, e por isso se torna uma destilação mais lenta e com menor rendimento.
Obteve um bom rendimento de óleo, porque a destilação por arraste a vapor, por ter a sua maior simplicidade e economia, pois permite quantidades significativas de material.
Não, pois hidrodestilaçao uso de aparelho tipo Clevenger é para avaliação do rendimento em laboratório ou para a produção em pequena escala, a importância desse método reside no fato que as informações coletadas na extração servem em base para o desenvolvimento do processo industrial e pelo essa metodologia pode proporcionar degradação de alguns compostos presentes no óleo essencial, visto que a matéria prima permanece em contato direto com a água quente por longos períodos de tempo.
Seria a mesma coisa, pois ficou submersa na água.
TOE= VO x 100 = 1ml/10g x 100 = 10%
3.Trocador de Calor
Um trocador de calor é um dispositivo termodinâmico que permite a troca de calor entre dois ou mais fluidos a temperaturas diferentes. São amplamente utilizados em processos industriais onde se deseja aquecer ou resfriar um fluido.
Trocadores de calor possuem os mais diversos formatos, sendo mais comuns os trocadores de calor tubulares (imagem abaixo).
Em geral trocadores de calor são constituídos por diversos tubos. Geralmente o fluido refrigerante (menor temperatura) escoa por tais tubos enquanto o fluido a ser refrigerado (maior temperatura) flui em torno da área dos tubos internos, sendo isolado pelo casco do trocador.
Trocadores de calor não possuem um lado determinado para entrada e saída do fluido, dessa forma pode-se encontrar o dispositivo operando em dois regimes de fluxo: paralelo e contracorrente. Em trocadores de fluxo paralelo, os dois fluidos seguem paralelos dentro do trocador, em outras palavras,
...