Introdução
Por: Isabel Cristina • 25/11/2015 • Trabalho acadêmico • 733 Palavras (3 Páginas) • 506 Visualizações
INTRODUÇÃO:
Na química em geral estudamos reações de diversos tipos, como elas acontecem e tudo o que interfere positivamente ou negativamente em suas ações e resultados.
No nosso dia a dia varias reações como essas acontecem sem que percebamos o processo de fabricação da cachaça, por exemplo, a sua destilação envolve processos de reações químicas para que se chegue ao produto final. O Brasil em 2008, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), exportou cerca de 11,09 milhões de litros o que incentivou uma grade melhoria nos processos de produção, e em parte nas qualidades químicas.
Tal processo nos remete a pensar sobre a influencia dos processos nas reações químicas, como o meio interno e externo, todos os materiais utilizados e procedimentos que utilizamos para o resultado final; Nas aulas realizadas no laboratório, é também nas ministradas em sala de aula é possível tomar conhecimento de tal influencia.
O pressente trabalho visa relacionar tais assuntos, abordando principalmente a influencia dos meios de preparo.
- : A INFLUENCIA DOS MATERIAIS NO RESULTADO FINAL:
Muitas das reações químicas que são feitas em laboratórios, fabricas e etc. tem uma relação direta com o material que e utilizado em seu preparo, um exemplo que pode ser citado é a liberação de íons cobre na destilação de cachaça em alambiques, porém não somente os materiais influenciam na composição química há também fatores como a temperatura a que e submetida, o controle sobre tais composições.
Há uma diferença também, em caso de estudos e pesquisas, em relação às amostradas coletadas, ou seja, as primeiras amostras coletadas têm diferenças químicas das ultimas amostras.
No caso das destilações da cachaça em alambiques e colunas podemos citar varias outras diferenças como a concentração como os componentes encontrados em cada caso, as divisões por qual passam e a divisão de suas concentrações.
1.2: RELAÇÃO ARTIGO x MATÉRIA:
Fazendo uma analogia podemos encontrar vários pontos da destilação da cachaça e a influencia que o material tem no seu resultado final com as aulas tanto ministradas como principalmente as aulas praticas.
Primeiramente podemos citar a importância de se ter um cuidado com o preparo das soluções, no caso da cachaça preparada em alambique muita das vezes seu preparo e artesanal e o produtor não tem um parâmetro de cuidado igualmente controlado. E preciso que esse cuidado seja sempre igual para todos os alambiques, e no nosso caso para todas as reações para que os resultados sejam amplamente confiáveis.
O caso das amostras, diferença de coleta, pode ser relacionada à coleta de água que e feita diretamente da torneira onde a primeira coleta tem um pH maior.
Há também o caso das temperaturas, que se não reguladas podem fazer com que a solução atinja seu ponto de ebulição ou não reaja.
Muitas das diferenças químicas entre a cachaça de alambique e as de coluna pode ser explicada citando os pratos do alambique de coluna, esses pratos ajudam a separar uma mistura (líquida, parcialmente líquida ou vapor) em duas outras misturas, utilizando calor como um agente de separação. A camada de destilado, ou produto de topo mistura rica nos componentes mais leves, de menor ponto de ebulição, isto é, mais volátil sobe pelos pratos enquanto a camada de resíduo, ou produto de fundo rico nos componentes mais pesados, de maior ponto de ebulição, isto é, menos volátil fica no fundo do alambique.
...