Soluções
Por: thaismiler • 18/7/2015 • Dissertação • 626 Palavras (3 Páginas) • 591 Visualizações
Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro (10 Angstrons). A solução ainda pode ser caracterizada por formar um sistema homogêneo, por ser impossível separar o disperso do dispersante por processos físicos.
As soluções são compostas por moléculas ou íons comuns. Podem envolver sólidos, líquidos ou gases como dispersantes (chamados de solventes – existentes em maior quantidade na solução) e como dispersos (solutos). É importante destacar que soluções gasosas são formadas apenas por solvente e soluto gasosos.
As soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. A salmoura (mistura de água e sal), por exemplo, é uma solução líquida; o ar é uma solução gasosa, e o aço é uma solução sólida. A substância que se encontra dissolvida é chamada de soluto, enquanto a substância que dissolve o soluto é denominada de solvente.
Em laboratórios e indústrias químicas há uma grande utilização das soluções químicas, geralmente formadas pela dissolução de algum sal, ácido ou base em água. Assim, torna-se necessário medir a quantidade de soluto presente em determinada quantidade de solvente ou de solução. Essa medida é chamada de concentração.
Existem vários tipos de concentração: comum, em quantidade de matéria, em ppm (partes por milhão), em porcentagem em volume ou em massa, entre outras. Por isso, separamos, dentro da seção de Físico-Química, uma subseção que trata somente de aspectos diretamente relacionados com o estudo das soluções químicas.
Classificação das soluções
Quanto ao estado físico: sólidas, líquidas ou gasosas.
Quanto à condutividade elétrica: eletrolíticas ou não eletrolíticas.
Quanto à proporção soluto/solvente: diluída, concentrada, não-saturada, saturada e supersaturada.
Solução saturada, concentrada, diluída e supersaturada
Coeficiente de solubilidade é definido como a máxima quantidade de soluto que é possível dissolver de uma quantidade fixa de solvente, a determinadas temperatura e pressão.
A saturação é uma propriedade das soluções que indica a capacidade das mesmas em suportar quantidades crescentes de solutos, mantendo-se homogêneas. Uma solução é dita insatura se ainda tem capacidade de diluir soluto, sem precipitar excessos. A solução saturada é aquela em que o soluto chegou à quantidade máxima: qualquer adição de soluto vai ser precipitada, não-dissolvida.
Porém, em alguns casos especiais é possível manter uma solução com quantidade de soluto acima daquela que pode ser dissolvida em condições normais. Nesse caso fala-se em solução supersaturada, que é instável: com alterações físicas mínimas a quantidade extra de soluto pode ser precipitada.
Solução Diluída (não saturada) - É quando a quantidade de soluto usado não atinge o limite de solubilidade, ou seja, a quantidade adicionada é inferior ao coeficiente de solubilidade.
Solução Concentrada - É quando o solvente (ou dispersante) já dissolveu toda a quantidade possível de soluto (ou disperso), e toda a quantidade agora adicionada não será dissolvida e ficará no fundo
...