TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Calistenia, o que é?

Por:   •  19/5/2019  •  Artigo  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

Calistenia, o que é?

Igor Henrique Volpatti

Faculdade de Tecnologia, FATEC de S. J. do Rio Preto

1. Revisão de Literatura

Calistenia é um termo pouco conhecido entre as pessoas em geral, até mesmo para aqueles que estão inseridos no mundo do esporte. Quando ouvem a palavra, pensam em “ Calistenia com um sentido negativo, para caracterizar de forma pejorativa alguns exercícios ginásticos e dessa forma subestimar sua importância” (CORRÊA, 2002)

Meu objetivo é mostrar a definição de Calistenia, um pouco de sua história e alguns de seus benefícios.

Não é preciso nada além de seu próprio corpo para ter saúde, postura e força, como Wade (2012) disse “ houve um tempo em que homens treinavam para ser inumanamente fortes usando nada além do que o peso de seus próprios corpos. Sem pesos. Sem máquinas. Sem drogas. Nada. ”.

1.1. Definição de Calistenia

Para que possamos entender o que é Calistenia, conforme escrito por Corrêa (2002) “consultei o dicionário de Antônio Geraldo da Cunha e pude ver que o termo Calistenia vem do grego Kallistenés, que significa ‘cheio de vigor’.”. Podemos ver que o termo é antigo, e a pratica da Calistenia já vinha sendo utilizada pelos gregos. Ainda podemos ver uma definição pelo portal Wikipédia (2017) onde diz que “ a calistenia é um sistema de exercícios físicos no qual o interesse está nos movimentos musculares, mais que na potência e no esforço. A palavra provem do grego Kallos (beleza) e sthenos (força). O objetivo é a aquisição de grande força e beleza. ”

Encontramos ainda mais uma definição de Calistenia, pelo portal MundoBoaForma (2017) “ Essa modalidade era utilizada com soldados que estavam em guerra e precisavam manter o corpo condicionado para as possíveis adversidades. ’’

É possível notar que a Calistenia é utilizada para o aumento de força e a forma harmoniosa do corpo. “ Cabe falar, que a ginástica aqui referida, também chamada de Calistenia, tinha como objetivo conseguir o aumento de força, sem deixar de lado a beleza e harmonia das formas corporais” (CORRÊA, 2002)

1.2. Um Pouco de História 

Agora que temos um pouco da definição de Calistenia, podemos compreender sua história, para que num outro momento possamos analisar seus benefícios.

Desde a Grécia Antiga já se falava em Calistenia, contudo nessa época os exercícios realizados para o ganho de força harmoniosa e de um corpo esbelto, estavam de acordo com os valores adotados pela sociedade da época e suas ideias de educação. Em Roma, os exercícios preparatórios aos jogos do circo e os exercícios de preparação militar também recebiam essa denominação. (CORRÊA, 2002)

O uso moderno dos exercícios calistênicos data do ano de 1785, quando o professor de ginástica Christian Carl André da escola de Salzman, na Alemanha, integrou a prática destes exercícios à educação física, para os dias em que não se podia praticar atividades ao ar livre. (CORRÊA, 2002)

A Calistenia se difundiu pelos Estados Unidos, chegando a ser ministrada nas escolas entre os anos de 1865 e 1900, mas logo deixou de fazer parte do currículo da educação física escolar, voltando a ser um sistema ginástico praticado e difundido, principalmente, entre os adultos, em clubes e associações. No entanto, quer seja dentro da escola quer seja fora dela, a Calistenia sempre esteve ligada aos ideais de saúde preconizados pelos governos norte-americanos do século XIX, não só pelo bem-estar físico e mental do seu povo, mas também pela necessidade de preservação daqueles corpos que vendiam sua força de trabalho para as indústrias, grande motor propulsor da economia daquela época. (CORRÊA, 2002)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (123.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com