A Cidadania em busca de uma sociedade justa e solidária
Por: eduardocrivelaro • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 846 Palavras (4 Páginas) • 510 Visualizações
- INTRODUÇÃO:
Segundo a frase, “Exercendo a cidadania em busca de uma sociedade justa e solidária”, nos dá norteamento de um trabalho que privilegia crescimento de um ambiente solidário partindo de uma ação individual para se atingir o coletivo.
Atualmente, todos passaram por um momento que é singular, temos presenciado fatos que nos levam a refletir, pois a postura de alguns, tem atingido coletivo. Estamos enfrentando momentos de falta de compreensão mútua; resistência da convivência de uns com os outros, onde é escolhido por afinidade aquele que eu quero conviver, se esquecendo da aceitação das diferenças de pensamentos e opiniões; da dificuldade de manter o respeito perante o patrimônio escolar, enfim, situações que necessitamos de entender, para atuar no seu melhoramento.
Pensando nessas questões, estou propondo este projeto com o intuito de oportunizar os alunos a viverem situações em que a cooperação se faz presente.
A minha proposta visa em realizar atividades que tenham a cooperação como tema principal.
E isso será estendido a toda a escola, ficando a critério de cada professora se engajar no projeto.
“Vivemos numa realidade rodeada de conflitos. Na rua, na comunidade, no trabalho, na escola... E como enfrentamos os conflitos? Com violência? Com agressão? Com manipulação? Evitamos? Muitas vezes preferimos que os outros decidam como resolver o conflito...”...”Numa sociedade, onde a maioria das pessoas se sente objeto e não protagonista de sua história, os jogos e as atividades cooperativas fomenta a participação de todos, enfatizando assim o engajamento em objetivos grupais.”(BROWN, 2001).
“Do jogo e no jogo quero tudo: o desafio, a sorte, o encontro, o acerto/desacerto que vira concerto do pensar, agir, sentir, intuir e transcender.” (BROTTO, 2001).
- OBJETIVOS:
- Promover atividades cooperativas, como forma de conscientização da importância desse fator em nosso cotidiano;
- Oportunizar a co-participação dos alunos na elaboração de atividades/evento;
- Instigar a convivência uns com os outros, traçando estratégias nas formações de grupo para que não haja escolha dos mesmos integrantes;
- Oportunizar o crescimento do respeito mútuo, procurando respeitar as opiniões diversas;
- Incentivar a convivência em grupo, buscando a solidariedade entre os integrantes;
- Desenvolver o crescimento da cidadania, sabendo respeitar o direito de cada um;
- Proporcionar a alegria e o prazer nas atividades cooperativas;
- Privilegiar o uso do coletivo sobre o individual;
- METODOLOGIA:
Serão realizados os seguintes jogos e atividades cooperativas:
- Futebol aos pares: Formaremos vários times para jogar futebol, cada equipe será composta de seis alunos e eles terão que jogar de mãos dadas. Toda vez que uma equipe fizer um gol, eles trocarão de parceiros.
- Atletismo cooperativo: Revezamento aos pares; em grupos; Salto em distância em duplas, Corrida de três pernas.
- Jogos Recreativos Cooperativos:
- Corre Cutia em duplas, de três pernas;
- Corrida do saco gigante;
- Atividades com corda: Pular corda em duplas, Entrada e saída e Zerinho.
- Brincadeiras de pegador: Policia e ladrão; Pegador em duplas e trios; Pegador de corrente; nunca três.
- Atividade de carregar o colega: Cadeirinha, Transporte no colchão.
- Apresentação: Os alunos dispostos num círculo, cada um irá falar o seu nome e fazer um gesto, os outros imitarão o gesto feito, em seguida o segundo aluno dirá o seu nome e outro gesto, os outros irão imitar o 1º e o 2º gesto realizado, e assim, sucessivamente.
- Todos no mesmo saco: Dividiremos os alunos em dois grandes grupos, cada grupo entrará num saco grande, todos juntos terão que percorrer um caminho, sem que ninguém saia do saco.
- Dois é bom, três também, mas não dá: No campo, os alunos estarão de mãos dadas em duplas, dois irão ficar distanciados, sendo um fugitivo e o outro pegador. No sinal dado, o fugitivo corre e, para evitar de ser capturado, segura a mão de um dos pares, cujo parceiro cede-lhe o lugar, pois não dá para ficar em três. O aluno que se deslocou fugirá do perseguidor, pegando outro parceiro. Se o fugitivo for pego, passará a ser pegador e vice-versa.
- Queimada Cooperativa: Dividiremos os alunos em dois grupos, utilizando a quadra. Toda vez que um colega da outra equipe for “queimado”, ele passará a pertencer à equipe que o “queimou”.
- Voleibol Revezamento: Dividiremos em três equipes, sendo uma delas a “rede”, eles terão que jogar o Voleibol normalmente, mas quando uma equipe tocar a bola na rede humana, essa equipe entrará no lugar dela.
- Enrolados: dois a dois, os alunos estarão entrelaçados com um barbante localizados no punho, eles terão que encontrar um jeito de sair sem cortar o barbante.
- Materiais:
- Bolas de Vôlei;
- Bolas de Borracha;
- Bolas de Futsal;
- Bolas de Futebol de Campo;
- Sacos;
- Cordas;
- Colchão;
- Colchonetes;
- Barbante;
- Coletes;
- Apito;
- Cronômetro.
- CRONOGRAMA:
As atividades serão realizadas entre o mês de agosto a dezembro.
- CONCLUSÃO:
Espero que através deste projeto os alunos consigam se aproximar de seus colegas, criando assim um ambiente escolar e social melhor. Aprendam a trabalhar em grupos e respeitar os colegas, professores e familiares.
...