A GINÁSTICA NA ACADEMIA
Por: wallacewtsm • 25/10/2018 • Trabalho acadêmico • 406 Palavras (2 Páginas) • 306 Visualizações
Wallace Thiago silva matos Ra 8014924
Educação Física
Biomecânica do Esporte e do Exercício
Ginástica de Academia
Tutor: Prof. Jader Gonçalves Rolo
Claretiano - Centro Universitário
BATATAIS
2018
1)Quais os objetivos dos métodos francês, sueco, alemão e calistênico de ginástica?
- Método francês:
O método francês buscava melhorar a coordenação motora, usando treinamentos que se pareciam mais com atividades do dia-a-dia da vida, visando economizar energia e tendo um avanço físico por completo, com um aumento da resistência física e sempre utilizando atividades naturais excluindo de toda forma os artificiais.
- Método sueco:
Nesse método era visado evoluir o corpo humano com atividades racionais, atividades crescentes das mais fáceis indo para as mais difíceis. O método sueco era muito rígido chegando a quase se igualar com o militarismo por causa da marcha e de suas atividades formais, também com o intuito de desenvolver o físico e o psicológico.
- Método alemão:
Os alemães tinham seu método de ser exercitar, tendo mais contato ao chão com seu corpo e tinham o auxílio de aparelhos e aparelhos para as práticas de atividades físicas e tendo o contato com a natureza e também trabalhando o pedagógico para uma elaboração disciplinar e moral.
- Método calistênico:
O método calistênico tinha com modo de treino atividades livre e em ritmos musicais, sem nenhuma distinção raça cor gênero ou idade e muito menos necessitavam ser ginastas para realizar a pratica, o método calistênico era composto por exercícios com rápidos movimentos com muito ritmo e com paradas inesperadas, e também utilizava aparelhos ou de modo livre, sempre em busca de ganho de massa muscular e sempre mantendo o bom funcionamento dos órgãos e funções.
2)Na Grécia Antiga, conforme a conceituação histórica da ginástica, esta adquiriu status de Educação Física, porém havia diferenças entre Atenas e Esparta quanto à forma e aos objetivos da ginástica. Identifique e explique essas diferenças
Em Esparta o termo educação física tinha como propósito o treinamento militar, exercitando crianças de sete anos de idade para um preparo para conflitos, com isso ao passar de alguns anos foi deixando de fazer parte dos jogos.
Já em Atenas a educação física só era aplicado a jovens de quatorze anos, e também se exercitavam em locais fechados e praticavam suas atividades sob os ensinamentos dos sábios. Ao alcançar os dezoito anos eram direcionados para o ginásio, chegando ao local onde eram expostas obras de arte no qual filósofos se agrupavam para debater a junção de corpo e mente.
...