A História do Volei
Por: ilcafer • 28/9/2015 • Dissertação • 1.069 Palavras (5 Páginas) • 1.333 Visualizações
História do Vôlei
É praticado entre duas equipes de seis jogadores cada, o objetivo do jogo é fazer com que a bola caia dentro dos limites da quadra adversaria, usando na maioria das vezes as mãos e os antebraços, cada equipe pode tocar apenas três vezes na bola, os jogadores não podem fazer seguidamente e tão pouco segura-la. As partidas são disputadas em sets de 25 pontos exceto o quinto set, jogado em 15 pontos, a equipe vencedora ganha vencendo três sets.
Criação e evolução
O voleibol foi criado por William George Morgan em 1895, na cidade Holyoke, estado de Massachusetts alguns autores consideram a invenção americana uma adaptação de um jogo Italiano conhecido com o nome de faust-ball, adaptado de outros jogos e baseados ou não neles o voleibol foi criado com características próprias e dinâmicas e diferentes de seus possíveis antecessores. Morgam apresentou em dezembro de 1942 um jogo de rebater batizado com o nome de mintonett. A rede do tênis foi elevada a aproximadamente a 1,98 cm e a câmera da bola de basquetebol serviu de elemento do novo jogo, estruturado em 10 regras básicas.
O nome mintonett (minton+net), segundo alguns pesquisadores basearam-se na similaridade do novo jogo com o badminton, já praticado na Inglaterra e que teve sua difusão em solo americano iniciada naquele mesmo ano. Muitos acreditam que a escolha da altura da rede foi baseada no próprio badminton. O jogo foi bem aceito e, em agosto de 1896 Morgan apresentou na conferencia dos diretores dos departamentos de atividades físicas das ACM da região Springfield o Dr, A. T. Halstead sugeriu que o nome do jogo fosse substituído por Volleyball, já que a bola permanecia em constante voleio sobre a rede. A primeira revista a anunciar o novo esporte e publicar suas regras foi a Physical Education, em 1986.
Em 1915, uma resolução governamental recomendou sua pratica nos programas de educação física das escolas norte-americanas e, em 1916, uma ação coordenada entre a ACM e a NCAA – órgão que coordenava os eventos esportivos dos colleges norte-americanos – publicou suas regras oficiais. Ao final desse ano, um artigo da revista Spalding Volleyball Guide estimou em 200 mil o numero de praticantes do voleibol entre varias faixas etárias no território norte americano, em unidades da ACM, escolas e colleges.
O Canada foi o primeiro país estrangeiro a experimentar o novo esporte, em 1900 ao passo que cuba o conheceu em1906. Apesar da rápida difusão entre os países da região, somente em 1968 foi fundada a Norceca (North, Central America and Caribbean and Volleyball Confederation). As competições femininas, só começaram a serem disputadas 10 anos depois. O continente asiático adotou regras peculiares para o novo esporte. Acredita-se que essa foi a forma de jogo que o professor Elwood S. Brown apresentou nas Filipinas, com o objetivo de potencializar a participação de um número maior de praticantes, e que foi adotada em todo o continente.
Os primeiros países a conhecer o vôlei foram a Rússia a ex Checoslováquia os países Bálticos. Até a segunda guerra mundial, o voleibol possuía o rotulo de esporte recreativo praticado majoritariamente por mulheres e pessoas de meia idade, principalmente nos países fora da Europa. O vôlei se tornou vigoroso e dinâmico, exigindo condições técnicas e físicas bastante apuradas de seus praticantes. Em 1947, foi fundada a federação internacional de voleibol (FIVB), por 14 países, inclusive o Brasil. Nos anos de 1969, o voleibol foi considerado o esporte mais popular em 25 países (incluindo Japão, ex Checoslováquia, ex-URSS e China).
Era o terceiro esporte coletivo mais praticado no mundo, possuindo números estimados de mais de 60 milhões de praticantes. Após a primeira disputa olímpica, os campeonatos europeus lotaram constantemente os ginásios que eram disputados. A liga mundial foi disputada pela primeira vez em 1990, distribuindo Us$ 1 milhão em prêmios. Em 1993, tinha inicio a disputa do Grand Prix, a versão feminina da liga mundial. Calculava-se que em 2007 mais de 500 milhões de pessoas praticavam o voleibol; e mais de 160 milhões o faziam de forma competitiva. Destes, 33 milhões eram federados.
...