Atividade Prática de Anatomia
Por: suellennatalia • 29/9/2016 • Projeto de pesquisa • 1.428 Palavras (6 Páginas) • 503 Visualizações
[pic 1]
MARLUS RIBEIRO MACIEL – R.A. 1189323
Educação Física Bacharelado
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A PREVENÇÃO DE HIPERTENSÃO
Tutor presencial: Professora Virginia Angela F. Marchiori
Centro Universitário Claretiano
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2015
SUMÁRIO
1. Objetivos 3
2. Justificativa 3
3. Introdução 3
4. Metodologia 4
5. Revisão de Literatura 4
6. Conclusão......................................................................................................6
Referências Bibliográficas 7
Objetivos
Reconhecer a importância da atividade física na prevenção, manutenção e até na recuperação da saúde, focando na hipertensão arterial.
Entender o que gera e como prevenir a hipertensão arterial.
Obter conhecimento para auxiliar de maneira correta os pacientes na prática dos exercícios indicados.
Justificativa
A hipertensão arterial atualmente é considerada um fator de risco e está presente em cerca de 1/5 da população adulta.
A atividade física e hábitos de vida mais saudáveis são um dos tratamentos mais eficazes para a prevenção e manutenção dessa doença.
Verificam-se exercícios ministrados a esses pacientes com este propósito e seus resultados.
Introdução
A cada dia que passa as pessoas tem menos tempo para cuidar da própria saúde, acabam adquirindo hábitos nem um pouco saudáveis, o que acarreta a possibilidade de adquirir várias doenças.
A hipertensão arterial além de ser um fator de risco, atualmente também é considerada uma doença degenerativa. Na maioria dos casos ela se manifesta de maneira silenciosa, e quando não é tratada corretamente pode levar a complicações que atingem o sistema cardiovascular, renal e nervoso, além de outras complicações sérias no organismo.
O objetivo do tratamento da hipertensão é diminuir o risco de doenças cardiovasculares decorrentes dela, o que pode ser conseguido através da redução da pressão arterial.
Existem diversas formas de prevenção e tratamento para a hipertensão que não necessitam de medicamentos e são de baixo custo. Um desses meios de prevenção é a pratica regular de exercícios físicos, que além de atuar no controle direto da pressão arterial também auxilia no combate a outros fatores de risco ligados a hipertensão, como a diabetes, obesidade e o estresse.
Reconhecer a importância da atividade física na prevenção, manutenção e até mesmo recuperação de doenças como esta já é o ponto inicial pra quem deseja ter uma vida mais saudável.
Metodologia
A pesquisa foi elaborada por meio de estudos em algumas obras da área de esporte e exercícios e artigos científicos publicados no Google Acadêmico. Foram coletados dados e conceitos de alguns autores que se voltaram a este assunto, para melhor entendimento tanto do paciente que está disposto a aderir a esse método quanto do profissional que irá orientá-lo e acompanhá-lo no decorrer do tratamento.
A proposta da pesquisa é entender e mostrar os métodos usados para a prevenção e o tratamento da hipertensão arterial através de exercícios físicos.
Para que essa pesquisa possa expor um conteúdo de maneira clara, objetiva de fácil entendimento, serão utilizados vários recursos por meio de pesquisa bibliográfica, com a finalidade de buscar informações relatadas ao longo de anos sobre o assunto.
Revisão de Literatura
De acordo com as fontes pesquisadas é possível entender um pouco mais sobre o assunto abordado. Identifica-se que a opinião dos autores gira em torno de uma mesma ideia, relatando sempre os benefícios de ter uma vida a base de hábitos saudáveis.
Para darmos início ao conhecimento do assunto o que vem a ser a hipertensão arterial?
“A hipertensão arterial é o termo clínico que descreve a condição na qual a pressão arterial encontra-se elevada, ou seja, acima dos valores apresentados pelos indivíduos normais, e saudáveis.” (WILMORE e COSTILL, 2001, p.219)
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) esses valores correspondem:
120x80 mmHg, constituindo um excelente nível de pressão.
130x85 mmHg, caracterizado por indícios de fatores de risco.
140x90 mmHg, caracterizado pela hipertensão.
Porém ressalta-se que qualquer pessoa pode apresentar uma pressão acima de 140x90 mmHg sem apresentar a doença, apenas quando os níveis encontrados em várias medições do dia, em vários momentos, posições e condições pode ser caracterizado como hipertensão.
Segundo Monteiro, Rolim, Squinca, Silva, Ticianeli e Amaral (2007, p.110):
“O exercício físico regular ou reabilitação cardíaca utilizando grandes grupos musculares como caminhar, pedalar, correr ou nadar, produz um ajuste cardiovascular que aumenta a capacidade de se exercitar, resistência e força muscular esquelética. Na verdade,ela é considerada uma das principais estratégias em saúde pública,contribuindo para reduzir a morbidade e mortalidade. Tais reduções podem ser mediadas via efeitos indiretos do exercício através da melhora dos fatores de risco como hipertensão, obesidade, diabetes, dislipidemia e estresse.”
Para Ferreira e Bagnara (2011), a prática da atividade física aeróbia e de baixa intensidade junto com hábitos de vida mais saudáveis são as maneiras mais difundidas para o combate a hipertensão, além de acompanhamento frequente de profissionais especializados em várias áreas da saúde para identificação dos melhores métodos para o tratamento da mesma.
Halbert et. al. (1997) relatara, que o treinamento físico aeróbio reduzia a pressão arterial sistólica em 4,7 mmHg e a pressão arterial diastólica em 3,1 mmHg, quando comparadas às de um grupo-controle sem treinamento físico.
...