Atualidades em Educação e Diversidade
Por: adevaldoqueiroz5 • 22/10/2018 • Trabalho acadêmico • 290 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
A partir da leitura realizada do texto percebemos que a educação intercultural e um tema bastante polêmico e que gera bastante controvérsias diante a várias opiniões em prol de uma solução plausível. Como vimos vários professores discutem com o objetivo de encontrar uma solução para resolver o problema de interação e convivência de Mapuches e Chilenos e de como os professores devem atuar para resolver essa situação.
Diante desta discussão percebemos várias opiniões adversas, mas com o mesmo objetivo de que não se haja nenhuma atitude de descriminação e uma busca constante dos alunos se sentirem aceitos e livres com sua integridade cultural. Também surge dentre essa discussão uma opinião muito relevante a ser discutida, que é o cuidado em preservar a cultura através de apresentações tomando cuidado para não folclorizar a cultura e deixar de resgatá-la e fazer com que a mesma seja realmente valorizada.
O texto também traz uma opinião de um dos professores que a cultura deve ser fortalecida para que tenha se uma melhora na auto estima dos alunos, visando fortalece-los para o que irão encontrar fora dos muros da escola e para conhecimentos dos demais alunos que não conhecem as tradições da cultura estrangeira . Os professores diante da discussão têm um pouco de dificuldade de entender o real proposito ali colocado em questão e não percebem que a finalidade é discutir a diferença entre as culturas e não no tratar diferente quem e de outra cultura. Mas através da discussão eles percebem da dificuldade de se aplicar a educação cultural e da importância do professor chileno em aprofundar na cultura dos machupe para terem uma melhor interação e ter uma melhor metodologia de ensino e também ter profissionais melhores qualificados além dos professores para melhores resultados.
...