Atualidades em Educação e Diversidade
Por: HELENARANGEL • 7/10/2019 • Trabalho acadêmico • 565 Palavras (3 Páginas) • 524 Visualizações
COMO AS DIFERENÇAS CULTURAIS SÃO TRABALHADAS NA ESCOLA E NA SALA DE AULA
Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina Atualidades em Educação e Diversidade.
VITÓRIA – ES
10 DE SETEMBRO DE 2018
Descrição da atividade:
Leia o texto: "Educação Intercultural" e avalie como as diferenças culturais são trabalhadas na escola e na sala de aula, colocando suas considerações no Portfólio.
RESPOSTA:
A obra em questão trata de como se dá a relação de diversas pessoas de múltiplas culturas que se inserem em um meio mesmo educacional, tema este conhecido como multiculturalismo sob o aspecto educacional. Destaca-se que a educação multicultural significa o conjunto de estratégias baseadas em programas curriculares que expressem a diversidade de culturas e estilos de vida, tendo em vista promover a mudança de percepções e atitudes que facilitem a compreensão e a tolerância entre indivíduos de origens étnicas diversas.
Atualmente, o mundo encontra-se dividido nas mais diversas e múltiplas culturas, por esta razão, possuem caráter multicultural, logo, é muito importante que as escolas trabalhem em suas salas de aula o tema educação intercultural, pois a diversidade cultural é vivida diariamente não só nas escolas, mas também em meio à sociedade.
Frisa-se que é de suma importância que as escolas integrem as mais diversas culturas e, consequentemente, desenvolvam a educação intercultural, pois a escola é a maior potencia de formação e transformação social, uma vez que todo o brasileiro deve, por lei, freqüentar uma instituição educacional.
O tema diversidade cultural tem imensurável influencia na formação de todo e qualquer aluno não só dentro da escola, mas também fora dela, integrando a sua formação como pessoa e cidadão, pois fora do colégio a discriminação social é muito forte.
A escola deve sempre buscar trabalhar diferentes culturas sem excluir nenhuma, deve ajudar e preparar todos os alunos para que possam aceitar suas culturas, enfrentar a discriminação ou não e seguir em frente.
Acredito que, os professores tem o papel de ensinar, por meio de trabalhos, diálogos, aulas, feiras culturais, dentre outros, que as diferenças existentes no mundo constituem, na realidade, riquezas e qualidades, não defeitos como muitas pessoas pensam ser, buscando combater o preconceito e a discriminação. Devem, ainda, aprofundar seus conhecimentos para que as crianças possam estar preparadas para agir de maneira coerente com a realidade cultural do meio social e escolar, até mesmo para todos se sintam parte da escola e da sociedade de maneira geral.
Registra-se ainda, que a diferença cultural não deve ser ministrada apenas dentro da sala de aula, mas sim na escola inteira, entre todos os alunos, pois a partir do momento que a diferença cultural aparece é uma ótima oportunidade, para ser trabalhada a empatia, oportunidade prática de rever os preconceitos e trabalhar as diferenças e a troca de conhecimentos para aprimorar o respeito da valorização da diversidade étnico-racial, bem como, construir uma sociedade humana, democrática e capaz de articular questões de identidade com igualdade.
...