Biografia de Joseph Pilates
Por: Lucas Rossales • 27/5/2016 • Resenha • 846 Palavras (4 Páginas) • 893 Visualizações
Pilates
Joseph Pilates nasceu em 1880, nos arredores de Dusseldorf, na Alemanha. Desde criança sofria com raquitismo, febre reumática, e asma.
Para superar sua debilidade física decidiu se dedicar a esportes como ginástica, esqui, boxe e luta romana.
Ao longo do tempo começou a se interessar pela fisiologia humana, em especial a musculatura corporal. Estudou diversas formas de se exercitar, tanto ocidentais como orientais.
Usou a combinação de diversas técnicas para mais tarde formular seu método, que no início ele chamou de ‘’CONTROLOGY’’
Em 1912 mudou-se para a Inglaterra, onde exerceu várias atividades: lutador de boxe, performer em circo e instrutor de auto defesa. Quando explodiu a primeira guerra mundial (1914-1918), Pilates, por ser alemão, foi confinado em um campo de prisioneiros, com outros compatriotas. Nesse período ele desenvolveu exercícios para manter a si e seus companheiros saudáveis. Usou as camas e outros artefatos para construir protótipos de aparelhos que são usados até hoje nos estúdios. Anos depois, Pilates atribuiu á esses exercícios a sobrevivência no campo de prisioneiros à epidemia de 1918, que matou milhares de ingleses.
Pós guerra voltou para a Alemanha e continuou a desenvolver seu método, que chamou a atenção, em primeiro lugar, de membros do mundo da dança. Mas quando foi chamado para treinar a nova polícia da Alemanha, com seu método, Pilates resolveu sair do país e escolheu os EUA para viver. Em 1926, no navio, indo para Nova Iorque, conheceu a enfermeira Clara, com quem acabou casando.
Abriram um estúdio fitness, o qual veio a ser instalado no mesmo prédio do New York City Ballet.
Na América o método continuou atraindo bailarinos , por complementar o treinamento tradicional praticado por eles. Mas também caiu no gosto de atores, atrizes, atletas, socialites e pessoas comuns, todos querendo praticar o único método que fortalece o corpo, sem deixá-lo excessivamente musculoso.
Já na época ele acreditava que o estilo de vida moderno levava ao estresse e com isso abria oportunidade para doenças. O telefone, o trânsito, a pressão econômica e a poluição, combinados, criaram condições para doenças físicas e mentais. O que, hoje, está totalmente comprovado.
Princípios do Pilates
Com o objetivo de alcançar a conexão mente-corpo, os componentes principais para todos exercícios de trabalho no solo são:
- Controle
- Centro
- Concentração
- Precisão
- Fluidez dos movimentos
- Respiração
- Alinhamento
- Coordenação
- Resistência
- Alongamento.
Equilíbrio Muscular
O equilíbrio muscular é determinado como a relação entre o tônus ou a força e o comprimento dos músculos em torno de uma articulação. Os músculos podem ser classificados em dois tipos básicos: aqueles que estabilizam uma articulação e aqueles que são responsáveis pelo movimento (estabilizadores e mobilizadores).
OBS: O fortalecimento da musculatura do tronco é também mencionado na indústria fitness como força central (core), no pilates é ilustrada como o termo ‘’centro de força’’.
Avaliação da postura e do movimento
POSTURA:
É a posição na qual você mantém seu corpo contra a gravidade enquanto está em pé, sentado ou deitado. A boa postura implica treinar o corpo para ficar em pé, andar, sentar e deitar em posições que gerem a menor tensão possível nos músculos de suporte e nos ligamentos, seja durante o movimento ou nas atividades de suporte de peso. A postura correta inclui manter os ossos e articulações no alinhamento ideal, de forma que os músculos sejam usados apropriadamente, o que ajuda a evitar que a coluna se fixe em posições anormais.
FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO
A avaliação postural é crucial como ponto de início para criar um programa de pilates abrangente. O processo de avaliação pode adotar uma das seguintes abordagens:
1 – Estática
...