Escolarizando o Mundo
Por: thiagodajoice • 6/3/2016 • Trabalho acadêmico • 373 Palavras (2 Páginas) • 999 Visualizações
ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
RELATÓRIO ORIENTADO
Documentário: “Escolarizando o Mundo”
- Faça uma breve síntese do documentário “Escolarizando o Mundo”, com os pontos que mais chamaram a atenção do grupo (máximo 15 linhas).
R: A imperialização dos EUA e da Europa, destruindo a cultura de centenas de povos e iludindo-os com o discurso de educação para todos. A perda do real objetivo que tem a escola, a “necessidade” que muitas pessoas têm de sair de suas terras para estudar num lugar onde acham ser ideal, por “não terem” oportunidades onde vivem - isto é como o mundo capitalista os/nos fazem sentir: inúteis nas nossas origens - e a falta de comprometimento dos governos com os profissionais da educação e dos profissionais da educação com os estudantes.
- Ao assistir ao documentário “Escolarizando o Mundo”, observa-se que a ideia de uma “educação igual para todos” é colocada em xeque. Comente sobre as estratégias e táticas de controle e regulação que estão sendo denunciadas no documentário.
R: Educação IGUAL para todos significa alienação para todos, pois atualmente as crianças são “obrigadas” a estudar neste modelo de escola falido, onde se fala sobre a planta mas não se ultrapassam as paredes da escola para ver a planta, tocar na planta, estudar a planta como ser vivo. Assim, elas são moldadas roboticamente para o trabalho árduo neste mundo capitalista - onde o dinheiro vale mais do que a vida das pessoas, do que a cultura dos povos e do que a própria natureza que gera e mantém a vida - e para aceitar tudo na sociedade como normal, deixando todos impotentes para não se questionarem sobre nada e viverem uma vida gerando lucro para os gigantes.
- Com suas palavras, considerando o documentário assistido, descreva o que podemos entender como “Cultura” (Como podemos tentar definir o conceito de Cultura?).
R: São costumes, ideias e saberes de um povo passado através de gerações.
- A partir do documentário “Escolarizando o mundo”, quais novos caminhos podemos constituir, na organização escolar, em prol de uma escolarização mais justa na sociedade em que vivemos?
R: Deixando as pessoas serem quem são, ajudando-as a cultivar seus costumes, dando oportunidades para todos se expressarem, ensinarem e aprenderem. Não excluindo pessoas por não se encaixarem no padrão de escola que temos atualmente.
...