Ginástica de Academia
Por: Karla Freitas • 4/5/2018 • Seminário • 459 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
[pic 1]
Karla da Costa Freitas R.A: 8010444
Ginástica de Academia
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina GINÁSTICA DE ACADEMIA como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Tutor Jander Gonçalves Rolo.
CURITIBA
2018
- Quais os objetivos dos métodos francês, sueco, alemão e calistênico de ginástica?
Conforme citam os autores GOMIDE e ROLO;
O método francês era voltado para a manutenção das funções diárias do indivíduo, ou seja, os exercícios, sempre racionais, eram usados a fim de trabalhar o aumento da resistência, para que o indivíduo conseguisse desempenhar com vigor suas atividades diárias. O método repudiava os exercícios artificiais e enfatizava as aptidões físicas do indivíduo. Assim, todo um trabalho em torno de economia de energia, desenvolvimento físico integral e resistência orgânica eram validos.
O método sueco desenvolvia, além do físico, aptidões racionais e pedagógicas, mas ao mesmo tempo rígidas com a influência militar nos exercícios, como, por exemplo, as marchas e os exercícios formais. Seu objetivo principal era desenvolver o corpo humano através de exercícios que partiam dos simples para os mais complexos, considerando exercícios racionais, simples e localizados.
O método de ginástica alemão detinha de um caráter pedagógico e visava a formação moral e disciplinar dos praticantes. Os exercícios eram executados em aparelhos e em contato com a natureza. A introdução de aparelhos portáteis na ginástica, o improviso na atividade corporal, a valorização do rítmico e o contato do corpo com o solo eram marcas desse método.
O método Calistênico, praticado com aparelhos leves ou à mão livre, consistia de um conjunto exercícios com movimentos rápidos, ritmados e com paradas bruscas, ao som de uma música. Os exercícios eram focados para se trabalhar grandes massas musculares com o objetivo de manter boa atitude, permitindo perfeito funcionamento das grandes funções e órgãos.
- Na Grécia Antiga, conforme a conceituação histórica da ginástica, esta adquiriu status de Educação Física, porém havia diferenças entre Atenas e Esparta quanto à forma e aos objetivos da ginástica. Identifique e explique essas diferenças.
De acordo com GOMIDE e ROLO, em Esparta, o conceito de Educação Física era utilizado unicamente ao propósito militar. As crianças a partir dos 7 anos já eram treinadas para o combate. Em Atenas, entretanto, a situação desvincula-se do treinar para combate e adere um pensamento mais conservador e filosófico. Os rapazes só eram submetidos a educação física a partir dos quatorze anos, para que quando atingissem a aprovação e a idade de 18 anos fossem exibidos como obras de arte, e cultuados pelos filósofos que se reuniam para discutir sobre a união entre corpo e mente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GOMIDE, E. B. G.; ROLO, J. G. Ginástica de Academia. Batatais: Claretiano, 2014. Unidade 1.
...