Músculos Trabalhados no voleibol
Por: Nakao • 16/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.407 Palavras (6 Páginas) • 27.431 Visualizações
Colégio Adventista de Tatuí
Educação Física
Vitor Hugo Nakao Minamissako
Vôlei e Músculos trabalhados
no esporte:
Tatuí
2018
Vitor Hugo Nakao Minamissako
Vôlei e músculos trabalhados
no esporte:
Pesquisa feita para Educação Física
do Colégio Adventista de Tatuí
Tatuí
2018
Resumo
O voleibol é um esporte muito conhecido atualmente, ele é um dos jogos que participam das olimpíadas e está ganhando cada vez mais popularidade com o passar dos anos. Neste trabalho, iremos estudar sobre os músculos que são utilizados para executar as ações em um jogo de vôlei e em que circunstâncias eles são trabalhados.
Também estudaremos a quantidade aproximada de energia que é gasta em um jogo de voleibol, e comentaremos sobre alguns benefícios que o voleibol traz para o nosso corpo. Este estudo tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre os músculos com que o voleibol trabalha e a quantidade calórica que é consumida quando se pratica este esporte.
Palavras-chaves: voleibol, músculos, esporte, gasto calórico.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................05
2. MÚSCULOS USADOS NO VÔLEI........................................................................06
2.2. GASTO ENÉRGICO DE UM JOGADOR DE VÔLEI EM UMA PARTIDA......................................................................................................................08
3. CONCLUSÃO...........................................................................................................09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................10
Introdução
Voleibol (frequentemente chamado no Brasil de Vôlei) é um esporte que é praticado em uma quadra retangular dividida em duas partes por uma rede, possui duas equipes com seis jogadores em cada lado. O objetivo dessa modalidade é fazer com que a bola passe sobre a rede de modo que ela toque no chão dentro da quadra adversária, evitando ao mesmo tempo que os adversários façam o mesmo. O voleibol é um esporte olímpico regulado pela Fédération Internationale de Volleyball (FIVB).
O vôlei foi criado por William George Morgan em 9 de fevereiro de 1895 nos Estados Unidos. O objetivo de Morgan era criar um esporte em que não houvesse contato físico entre os adversários, a fim de evitar lesões. No início, jogava-se com uma câmara de ar de uma bola de basquetebol, foi chamado então de Mintonette, porém rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball.
O voleibol de praia, derivado do voleibol, surgiu na década de 1920 e tem obtido grande sucesso em vários países, inclusive no Brasil e nos Estados Unidos.
Músculos usados no vôlei
Os principais agrupamentos de músculos utilizados no voleibol são:
- Tríceps;
- Costas;
- Abdômen;
- Antebraço;
- Pernas;
- Peitoral;
- Glúteos;
- Ombros.
. O tríceps braquial é um largo musculo esquelético de três cabeças que corre na superfície posterior do braço. Ele é geralmente chamado de “tríceps”, porém “tríceps” em Latim significa “três cabeças” e pode ser utilizado para qualquer músculo que possua três origens. No voleibol, o tríceps é utilizado na “Fase de Recuperação” no saque, na “Fase do Impacto” na recepção, na “Fase de Aproximação, Salto e Recuperação” no remate.
. No agrupamento dos músculos das costas, os músculos utilizados são: o redondo maior e a dorsal largo. O redondo maior é trabalhado no saque, na “Fase do Saque Propriamente Dito” e na “Fase de Recuperação”, na recepção, na “Fase de Impacto”, e no remate, na “Fase de Salto”. O dorsal largo é trabalhado no saque, na “Fase do Saque Propriamente Dito” e na “Fase de Recuperação”, na recepção, na “Fase de Preparação” e na “Fase de Impacto”, e no remate, na “Fase de Salto”.
. No agrupamento dos músculos do abdômen, os músculos utilizados são: o reto abdominal, o oblíquo maior e o oblíquo menor. O reto abdominal é trabalhado no saque, na “Fase Preparatória”, na “Fase do Saque Propriamente Dito” e na “Fase de Recuperação”, na recepção, na “Fase de Posição de Expectativa”, na “Fase de Preparação” e na “Fase de Impacto”, e no remate, na “Fase de Aproximação” e na “Fase de Salto”. O oblíquo maior é trabalhado no saque, na “Fase do Saque Propriamente Dito”, e no remate, na “Fase de Salto”. O oblíquo menor é trabalhado somente no remate, na “Fase de Salto”.
. No agrupamento dos músculos do antebraço, o músculo que mais é utilizado no voleibol é o bíceps. O bíceps é um músculo de duas cabeças e se encontra preso ao antebraço superior que é trabalhado, no voleibol, nos seguintes casos: no saque, na “Fase Preparatória” e na “Fase do Saque Propriamente Dito”, na recepção, na “Fase de Posição de Expectativa” e na “Fase de Impacto”, e no remate, na “Fase de Salto”.
. No agrupamento dos músculos das pernas, os músculos que são utilizados são: o quadríceps, o gastrocnêmio e sóleo, o jarrete e o sartório. O quadríceps é trabalhado no saque, na “Fase Preparatória”, na “Fase do Saque Propriamente Dito” e na “Fase de Recuperação”, na recepção, na “Fase de Posição de Expectativa”, na “Fase de Preparação” e na “Fase de Impacto”, no remate, na “Fase de Aproximação”, na “Fase de Salto” e na “Fase de Recuperação”. O gastrocnêmio e sóleo são trabalhados no saque, na “Fase de Preparação”, na “Fase do Saque Propriamente Dito” e na “Fase de Recuperação”, na recepção, na “Fase de Posição de Expectativa”, na “Fase de Preparação” e na “Fase de Impacto”, no remate, na “Fase de Aproximação”, na “Fase de Salto” e na “Fase de Recuperação”. O jarrete é trabalhado na recepção, na “Fase de Posição de Expectativa” e na “Fase de Impacto”, e no remate, na “Fase de Aproximação”, na “Fase de Salto” e na “Fase de Recuperação”.
...