Movimentação corporal e a importância de alguns sistemas corpóreos para tal ação
Por: gabriel baco • 4/5/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 961 Palavras (4 Páginas) • 171 Visualizações
Movimentação corporal e a importância de alguns sistemas corpóreos para tal ação.
A movimentação do ser humano seja a flexão, a extensão, abdução ou adução, é feita graças uma grande e especifica logística, no qual se utiliza receptores sensitivos que enviam impulsos elétricos para sistema nervoso central e periférico onde ocorre a “interpretação e armazenamentos de informações“, na qual resulta em estímulos musculares que são entregues para as placas motoras estimularem a contração muscular. Para diversas ações do dia a dia, uma boa ingestão alimentar é necessária, para que o sistema digestivo gere nutrientes suficientes para todo sistema muscular funcionar normalmente.
Quando exercemos uma atividade física de extrema resistência começamos a fadigar, essa fadigação ocorre de forma autônoma, quando o músculo precisa de mais oxigenação o sistema nervoso simpático entra em ação fazendo aumentar a fadiga para que entre mais oxigenação na corrente sanguínea, o sistema simpático também aumenta os batimentos cardíacos para que o sistema sanguíneo entregue mais oxigênio ao sistema muscular. Após o fim da atividade física o individuo para e então os músculos ficam em modo de relaxamento não necessitando de muita oxigenação, e então o sistema nervoso parassimpático entra em ação diminuindo a fadiga e os batimentos cardíacos do individuo, para que não ocorra uma alta demanda de oxigenação nos órgãos e músculos.
Devemos lembrar que a energia que movimenta o músculo não vem somente pelo oxigênio, para desenvolver energia para os músculos além do oxigênio é necessário outros nutrientes como carboidratos gorduras e proteínas, a oxigenação é essencial para atividades prolongadas, como uma caminhada ou uma pequena corrida, já para movimentos rápidos e intensos e por pouco tempo no caso da ginástica dentre outros esportes é necessário de glicose ou a creatina fosfato para tais ações.
Sistema nervoso
Sistema nervoso é uma rede de comunicação do organismo, no qual tem a função de receber as mensagens e estímulos do ambiente ao redor do indivíduo, para elaborar respostas, que podem ser reproduzida em sensações, movimentos ou constatação. Esse sistema pode ser dividido em duas partes fundamentais o sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
O sistema nervoso central constitui pelo encéfalo e medula espinhal, no qual são cobertos e protegidos por três membranas, denominada de meninges. O encéfalo é localizado na caixa craniana e compõem-se por três órgãos: o tronco, o cérebro e o tronco encéfalo. O cérebro é o órgão mais importante para o sistema nervoso, pois ele é cheio de reentrâncias, chamadas de córtex cerebral, responsável pelo pensamento, visão, audição, tato, paladar, escrita, fala etc. Já o cerebelo localizado abaixo do cérebro, tem como função coordenar precisos movimentos corpóreos e mantém o equilíbrio, além de regular um tônus muscular. O tronco encefálico conduz impulsos nervosos do cérebro para a medula espinhal, alem disso também produz estímulos involuntários e vitais, como o movimento cardíaco, respiratório e reflexos. A medula espinhal é um cordão de tecido nervoso dentro da coluna vertebral, e tem como função conduzir os impulsos nervosos do restante do corpo para o cérebro e coordenar os atos involuntários.
Sistema nervoso periférico constitui por nervos que se originam no encéfalo e na medula espinhal. Tem como função conectar o sistema nervoso central ao restante do corpo, no qual se divide em dois tipos de nervos. Nervos cranianos transmitem mensagens sensórias ou motoras, em especial as áreas do pescoço e cabeça, já os nervos raquidianos são formados por neurônios sensoriais e motores que recebem e enviam impulsos do sistema do sistema as glândulas ou músculos.
O sistema nervoso periférico é dividido entre o sistema nervoso somático, que regula
...