TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lazer e Seus Principais Conceitos

Por:   •  30/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  8.796 Palavras (36 Páginas)  •  3.486 Visualizações

Página 1 de 36

Capítulo 1

O Lazer e Seus Principais Conceitos

[pic 1]

Para começar

Este capítulo tem por objetivo discutir as características básicas referentes ao lazer e suas relações com algumas dimensões da sociedade como o trabalho. Apresenta também uma classificação das atividades de lazer mais conhecidas.

1.1 O significado do lazer

A palavra lazer vem do latim licere que significa ser lícito, ser permitido. Isto nos remete à noção de liberdade e permissão. Mas quando pensamos no significado do lazer nos referimos  a um tempo livre, em que vivenciamos uma gama de atividades, após realizadas as obrigações de trabalho e da vida. O que se busca nessas atividades é principalmente o prazer, a satisfação. Por meio delas também podemos vivenciar o descanso, a diversão, a convivência com os amigos, a vontade de aprimorar os conhecimentos.  São alguns exemplos de atividades de lazer: prática de esportes; encontros e festas; assistir a filmes, a espetáculos de música, de dança; tocar um instrumento; ‘navegar’ na internet; a pintura, a confecção de artesanatos; a leitura, entre muitas outras.

Ao refletirmos sobre as atividades é importante considerar alguns pontos: nos exemplos acima qual seria a diferença de jogar futebol para um atleta profissional e para outra pessoa que joga futebol com os amigos no domingo em um clube? E para um artista que frequenta um curso de bateria de um músico que toca em um grupo de rock como profissão? E, ainda, para uma pessoa que vende seus quadros após pintá-los e para outra que faz um curso de pintura uma vez por semana pelo prazer de aprender a pintar?

Para serem consideradas lazer, as atividades necessitam apresentar algumas características, como nos mostra um autor francês, chamado Joffre Dumazedier (2008):

  • Caráter liberatório: o lazer é a liberação das obrigações institucionais (profissionais, familiares, socioespirituais e sociopolíticas) e deriva de uma livre escolha. Esta liberação significa que a pessoa se encontra no tempo livre e já cumpriu todas suas obrigações. São considerados tempos livres o tempo diário, os finais de semana, os feriados, os períodos de férias e a aposentadoria.
  • Caráter desinteressado: o lazer não está ligado a nenhum fim lucrativo, utilitário, profissional ou material. Ao participar de uma atividade de lazer a pessoa não pode visar a nenhum objetivo que não seja a satisfação provocada por ela.
  • Caráter hedonístico: o lazer é marcado pela busca de um estado de prazer, por alguma atividade que nos interessa. A procura por este estado de satisfação, de alegria e de fruição é a sua natureza hedonística e é uma de suas principais condições.
  • Caráter pessoal: no lazer o indivíduo busca satisfazer suas necessidades por meio da escolha de atividades que poderão trazer o descanso, o divertimento e/ou o desenvolvimento da personalidade.

Assim, as atividades de lazer devem atender a todas estas características e ao considerar os exemplos citados, para o atleta, o músico e o pintor, suas atividades estão vivenciadas em um tempo  ligado às obrigações e, embora possa proporcionar prazer a estas pessoas, não atendem ao caráter desinteressado, uma vez que eles obtêm ganhos financeiros  com tais atividades.  

Outra questão é que algumas obrigações de vida podem até ser prazerosas ao indivíduo, como a mãe que cuida do filho, porém se a pessoa ‘tem que fazer’, não há opção. Diante disso, as obrigações familiares, então, não podem ser consideradas como lazer. O mesmo acontece com a freqüência ao culto ou a uma missa, a pessoa escolhe sua religião, gosta de seus princípios, mas tem que participar de seus rituais. A reunião do partido político ao qual a pessoa é filiada é outro exemplo de obrigação, mesmo que ela tenha escolhido seu partido, é obrigada a participar de algumas atividades por ele desenvolvidas.

Quanto às necessidades fisiológicas, também ‘temos que’ dormir, comer, tomar banho. Mas algumas vezes elas podem nos proporcionar a satisfação, como o cochilo após uma refeição, o almoço de domingo entre família e/ou amigos e o banho de banheira demorado e relaxante. Diferente do almoço e/ou um lanche rápido para voltar ao trabalho, aquele sono, pois se trabalhou demais e o cansaço é intenso ou um banho breve num intervalo entre as obrigações.

Importante destacar, ainda, que nem sempre vivenciamos o prazer nas atividades de lazer, não temos a certeza de que a viagem vai dar certo, que nosso time vai ganhar aquele jogo, que o filme vai nos deixar tristes ou alegres, mas  é necessário salientar que nas atividades realizadas no tempo livre existe sempre a busca  pelo prazer.

Para melhor esclarecer, vejamos o conceito de lazer apresentado pelo autor francês citado, um dos mais influentes no Brasil. Dumazedier (2012, p. 34) compreende o lazer como

[...] um conjunto de ocupações as quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua formação desinteressada, sua participação voluntária, ou sua livre capacidade criadora, após livrar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.

 Este autor, embora tenha influenciado muitos autores e instituições do Brasil com suas idéias e conceitos, recebeu muitas críticas por não ter considerado o ócio, o ‘nada fazer’ como opção de lazer e a influência da cultura nas atividades de lazer. É necessário considerar que o ‘não fazer nada’, a não participação em atividades também pode ser uma escolha do indivíduo no seu tempo livre, uma vez que este pode buscar o repouso e o relaxamento. O ‘dolce far niente’, ‘o doce não fazer nada’, expressão criada pelos italianos, nos remete à contemplação, ou a uma pessoa deitada numa rede, ou à beira mar, ou, ainda, apreciando outras paisagens. Mas a meditação e as técnicas de relaxamento também são possibilidades de ócio.

Considerar nossa cultura também é importante uma vez que somos influenciados por ela em nossas escolhas no tempo livre. O significado da palavra cultura é muito amplo e está presente em no cotidiano de diversas formas. A maior parte da população a entende como um conjunto de atividades ligadas às artes de forma geral: música, pintura, poesia, escultura, dança, literatura, entre outras. Outro entendimento diz respeito ao nível de informação, de conhecimento de uma determinada pessoa, quando ouvimos tal pessoa é culta ou tem cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56 Kb)   pdf (703.7 Kb)   docx (458.1 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com