OS SISTEMAS DO VOLEIBOL
Por: PG Gomes • 17/10/2022 • Artigo • 2.510 Palavras (11 Páginas) • 165 Visualizações
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
UNICAMP
Disciplina: Aprofundamento em Voleibol – EF649 B
Docente: Prof. Dr. João Paulo Borin
Aluno: Taina Raíssa dos Santos Gomes - RA: 160383
ESTUDO DIRIGIDO
TODOS OS SITEMAS DO VOLEIBOL
Introdução ao Voleibol
As posições dos jogadores de voleibol são numeradas de 1 a 6. As posições 2, 3 e 4 são de ataque, assim, apenas esses jogadores podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque. As posições 1, 6 e 5 são de defesa. Assim, esses jogadores não podem bloquear, e só podem atacar quando estiverem atrás da linha de ataque (linha de três metros). O jogador 1 é o responsável pelo saque. Todo saque, a equipe que sacará deverá fazer um rodízio entre os jogadores, no sentido horário. Assim, quem ocupava a posição 2 passará a ser responsável pelo saque. Depois da realização do saque, os jogadores podem se movimentar livremente na quadra, mas, os que estavam nas posições 1, 5 e 6 no momento do saque não podem atacar além da linha de três metros.
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6][pic 7][pic 8]
Sistema de Jogo 6x0 e 6x6
No sistema 6x0, todos os seis jogadores da equipe realizam as funções de defesa, ataque e levantamento. É um esquema tático muito utilizado na iniciação por conta da facilidade de compreensão e assimilação dos movimentos, pois não ocorrem as trocas de posições e infiltrações que fazem parte da especialização. Como todos exercem todas as funções, eles não efetuam trocas de posição e requer pouca movimentação. O fato de não ter um jogador especializado em cada função, contribui para o desenvolvimento global do aluno, valorizando a ideia do universalismo na formação técnica dos praticantes (pois todos passarão pelas posições de atacante, defensor e levantador), diante disso, é um sistema muito utilizado na iniciação do esporte. Para utilizar esse sistema no alto rendimento, é importante que os jogadores tenham um nível excelente em todos os fundamentos.
No alto rendimento, o sistema 6x0 é nomeado como 6x6. Os princípios do sistema é o mesmo, todos os jogadores passam por todas as posições sem realizar a troca de posição. Esse sistema pode ser muito vantajoso em uma equipe de alto rendimento se os jogadores forem universais, ou seja, que tenha alta qualidade técnica nos fundamentos de ataque, defesa e levantador. Caso uma equipe não consiga reunir jogadores universais, esse sistema pode ser limitante para o desenvolvimento da equipe. [pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]
[pic 16]
Sistema de Jogo 3x3
No sistema 3x3, a equipe conta com 3 levantadores e 3 atacantes na quadra, que se posicionam de forma intercalada. É um sistema de equilíbrio nas posições, já que metade dos jogadores em quadra possuem características mais ofensivas e a outra metade com características mais defensivas. O entrosamento entre os atletas é a chave para que as jogadas sejam efetuadas com sucesso. Com o rodízio necessário durante o jogo, esse sistema coincidirá com dois levantadores e um atacante na rede, dificultando a armação tática no sistema ofensivo, e para suprir essa deficiência, os jogadores realizam uma troca de posição em que um jogador realizara a função de atacante. Por conta da deficiência ofensiva, esse sistema não é muito utilizado no alto rendimento, mas, pensando na iniciação esportiva da modalidade, é um sistema de fácil implementação por não ter a necessidade de trocas e de infiltração.
[pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23]
[pic 24]
[pic 25]
Sistema de Jogo 4x2 “simples”
No sistema 4x2, os jogadores são especialistas nas suas funções dentro de quadra, assim, um sistema mais avançado comparado com o 6x0 em que todos os seis jogadores da equipe realizam as funções de defesa, ataque e levantamento. Além de jogadores especializados por função, esse sistema tem como características a presença de 4 atacantes e 2 levantadores, tendo sempre um levantador na rede e um no fundo para ajudar na recepção do saque. Não há infiltração nesse sistema.
As funções são divididas da seguinte maneira:
- P = 2 atacantes de ponta - atuam nas posições 4 e 5
- M = 2 atacantes de meio - atuam nas posições 3 e 6
- L = 2 levantadores - atuam nas posições 1 e 2.[pic 26]
[pic 27][pic 28][pic 29][pic 30][pic 31][pic 32][pic 33]
[pic 34]
[pic 35]
Posição Inicial: A posição inicial dos jogadores deve ser oposta por funções, para que tenha sempre um levantador, um atacante de meio e um de ponta em ambas as zonas. Assim, os levantadores ficarão sempre na diagonal um do outro, sendo o levantador mais próximo da rede responsável pelo levantamento e o de fundo responsável pela recepção do saque. Os outros quatro atacantes participarão da recepção do saque e do ataque.
[pic 36][pic 37][pic 38][pic 39][pic 40][pic 41][pic 42][pic 43][pic 44]
[pic 45]
Posição Final: algumas movimentações acontecem para adequar a posição do jogador em quadra a função na qual ele é especialista, mas ainda assim, não há necessidade de movimentações com infiltração. Como a regra não permite a troca antecipada, apenas o levantador realizará a troca de posição, então, quando o levantador que estiver na rede não estiver na posição 3, realizará a troca de posição com o atacante de ponta que estiver no centro da rede no momento que for feito o saque adversário.
...