Os Fundamentos Pedagógicos do Esporte
Por: nardini_v • 13/9/2018 • Exam • 992 Palavras (4 Páginas) • 1.659 Visualizações
[pic 1][pic 2]
VINICIUS RONCADA NARDINI – 8067969
PORTFÓLIO
Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em Educação Física
Fundamentos Pedagógicos do Esporte
Tutora Raquel Daffre de Arroxellas
BRAGANÇA PAULISTA
2018
[pic 3][pic 4]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
Curso: Licenciatura em Educação Física | |
Disciplina: Fundamentos Pedagógicos do Esporte | |
Tutor: Raquel Daffre de Arroxellas | R.A.: 8067969 |
Aluno: Vinicius Roncada Nardini | Turma: DGEFL1802BAPA4O |
ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE
A atividade deve seguir obrigatoriamente a seguinte formatação: margens esquerda e superior: 3,0 cm/margens direita e inferior: 2,0 cm; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5.
Atividades com plágio não zerão aceitas (veja os critérios de correção no quadro síntese, disponível na ferramenta material).
ATIVIDADE
PARTE 1:
Fundamentado no material estudado, você deve escrever um texto, com as suas palavras, explicando como podemos definir Esporte, isto é, como posso qualificar uma atividade como esportiva.
Nesse texto, você também deve explicar a diferença dos conceitos de "esporte na escola" e "esporte da escola".
Considere para a resposta os códigos esportivos citados por Bracht (2000).
PARTE 2:
Após a descrição dos conceitos elencados anteriormente (Esporte, esporte na escola, esporte da escola), descreva uma aula em que seja possível observar a aplicação do conceito do esporte da escola.
ATIVIDADE
PARTE 1:
Esporte
O esporte de modo geral é definido como ação social que envolve atividade e movimento do corpo possuindo diversas características, tais como, ludicidade, técnica, recordes, competição, adversários, comparação de desempenho, habilidades, entre outras (BRACHT, 1986; BETTI, 1991). Porém, segundo Tubino (2006) esse conceito leva o esporte apenas pelo aspecto de rendimento.
A partir da Carta Internacional de Educação Física e Esporte de 1978, que estabelece a prática esportiva como direito de todos, o conceito de esporte foi amplificado e dimensionado em três aspectos diferentes, segundo Tubino (2001):
Esporte-educação: voltado para crianças e jovens em idade escolar básica que tem por objetivo, através do esporte, ensinar valores como a ética, crítica, justiça, soliedariedade, além de desenvolvimento das capacidades físicas e motoras.
Esporte-participação: praticado por todas as idades e possui, principalmente, caráter lúdico. Ocorre nos tempos livres das atividades cotidianas e tem por objetivo lazer e interação social dos participantes.
Esporte-performance: as diferentes modalidades estão ligadas as instituições (ligas e federações por exemplo) e seus participantes estão totalmente focados ao êxito com vitórias, quebras de recordes e excelência técnica e tática.
Esporte na Escola
A preposição “na” remete ao esporte dentro da escola, ou seja, uma mera reprodução de como ele já existe fora, mas agora dentro do ambiente escolar. As aulas são realizadas muito próximas a um treinamento, com repetições e aperfeiçoamento de gestos técnicos para chegar ao jogo propriamente dito. A prática se torna pouco criativa, o modo de aprendizagem gira em torno de como esse esporte é instituído na sociedade, sem nenhum tipo de diferenciação ou pensamento crítico por parte dos alunos. Essa maneira de reprodução do esporte na escola tende a trazer a exclusão dos alunos pouco habilidosos.
Esporte da Escola
Diferentemente de Esporte na Escola, o Esporte da Escola utiliza o esporte como uma ferramenta de aprendizagem, adaptando o esporte propriamente dito e modificando suas regras e materiais utilizados buscando sempre alcançar todos os estudantes, mantendo interesse e participação, privilegiando o coletivo sobre o individual e mostrando a importância da solidariedade e respeito. Traz a oportunidade de os alunos pensarem criticamente os esportes, criarem novos jogos, compartilhar ideias e dar valor as regras.
...