TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos e campos de atuação da Ginástica

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas.

Tarefa: Atividade no Portfólio – 6ª Semana

Nome: Thamires Vieira Faria

RA: 8027144

Turma: DGEFL1701VILA0O

Parecer do Tutor: Maria Cecilia Lieth Bonacelli Soares

Métodos e campos de atuação da Ginástica

A ginastica foi introduzida nas olimpíadas em 1896 somente para homens, no ano de 1928 foi liberada a pratica para as mulheres. No decorrer dos anos até á atualidade sugiram vários métodos para os ensinamentos da ginástica, que são os Alemães, Suecos, Franceses, Dinamarquês e Austríaco. Os métodos que mais se destacaram no mundo e principalmente no Brasil foram os Alemães, Suecos e Franceses. Na ginastica geral que é uma das modalidades desses métodos podem ser encontrados cinco campos de atuação, as ginásticas artísticas, rítmica, acrobática, aeróbica e de trampolim.

Com o investimento desces métodos à ginástica evoluía e se aperfeiçoava, cada país tinha sua influência e característica. Os Alemães valorizavam bastante a disciplina e a ética, era bastante admirado por uma das suas principais características a pratica de ginasticas em aparelhos, davam bastante valor a o ritmo e o contato com o solo. O método Alemão chegou a o Brasil no século XIX pelos soldados mercenários com a missão de fortalecer os exércitos brasileiros, as tropas militares ganharam forças e eficiência, o método Alemão se espalhou pelo país nas bases militares e nas escolas brasileiras até 1920 e determinou com a sua prática o higienismo e a disciplina, desempenhando um papel importante no sistema político.

O método Sueco tinha como objetivo desenvolver o corpo humano, seus exercícios sempre partia dos mais simples para os com mais dificuldades, não desenvolvia somente o corpo mais também influenciavam nos exercícios militares como na marchar e nas atividades básicas. Em 1882 o método Alemão foi substituído pelo Sueco no Brasil, alegam que os motivos dessas mudanças foram para que as crianças aprendessem nas escolas a valorizar o próximo, a felicidade da alma e a higiene. Com essa substituição não prevalecia o autoritarismos dos Alemães, porem os objetivos na influencia da sociedade continuavam os mesmos, á formação moral e física do povo brasileiro, com atividades que favoreciam o higienismo e a disciplina.

Já a França, por exemplo, valorizava o bem estar, guardar energias para se sentir bem, fazendo exercícios rotineiros para que no fim do dia com todas as atividades obrigatórias com trabalhar, não se sentissem esgotados sem energia e disposição. O método francês chegou ao Brasil em 1907 através dos militares que vieram ajudar na instrução militar em São Paulo, e foram a principal influencia nos ensinamentos da educação física nas escolas por professores capacitados, um projeto que segue ate os dias de hoje.

Na ginastica existem cinco campos de atuação a ginástica acrobática, artística, aeróbica, rítmica  e a de Trampolim, todas têm suas próprias características. Á acrobática, por exemplo, precisa de habilidades para fazer acrobacias. Já a artística precisa de força para fazer as manobras nos equipamentos como no cavalo com alças. A aeróbica é um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos com músicas motivadoras, ela exige muita coordenação motora, agilidade e flexibilidade.

 Na rítmica envolvem bastante coordenação e concentração para os movimentos de danças com diversos níveis de dificuldades principalmente quando envolve equipamentos. No trampolim precisa principalmente de coordenação e técnica na execução das séries dos participantes, quando a pratica é feita por dois aletas exigem muita sincronia e precisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (318.6 Kb)   docx (257.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com