TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio fundamentos pedagógicos do esporte

Por:   •  29/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: Fundamentos Básicos da Educação Esportiva na Escola.

Tarefa: Portfólio Ciclo 2

Nome: Débora Amanda do Nascimento

RA: 8117302

Turma: DGEFL2001RIBA4O

Tutor: Luis Fernando Correia

1) Definição de Esporte, Esporte na Escola e Esporte da Escola

Em toda história humana sempre existiu algum tipo de atividade física que possuía objetivos diferentes e que representavam necessidades ou obrigações características de cada época. O esporte, ou a atividade esportiva, surge, com maior ênfase e destaque, durante a Grécia Antiga, onde passa a receber significado e definição mais próximo do esporte moderno. Nesse período, o esporte passa a ser utilizado para objetivos que vão desde a formação do homem até o preparo militar. Além disso, o esporte possuía grande destaque os Jogos Gregos pelo fato da grande competição, característica desse tipo de entretenimento.

Depois disso, o esporte passa a se transformar de acordo com as caraterísticas exigidas por cada época, mas sempre manteve seu ideal de competição e alto rendimento. Ideais que acompanharam a Educação Física escolar durante tempos e que ocupavam o verdadeiro significado que essa disciplina deveria ter encontram-se voltadas para a formação integral do homem, considerando influências históricas e culturais, além, da sociedade e hábitos vividos por cada pessoa.

Hoje, o esporte caracteriza-se como um dos maiores fenômenos sociais, por conta de toda mídia envolvida, pela influência exercida durante debates na TV ou em uma roda de amigos, pelo crescimento de empresas relacionadas a essa área e pela construção de ídolos e suas marcas.

Por meio desse poderio financeiro, o esporte passa a ter semelhanças muito significativas com o capitalismo, por exemplo, a seletividade por via da concorrência e forte orientação por rendimento e competição. Essa ideia é defendida por Bracht (1986) mostrando que crianças que praticam esportes respeitam as regras do jogo capitalista.

Segundo a sociologia defendida por Helal (1990), o esporte incorpora elementos de jogos, possuindo até características deles, mas passa a se submeter-se a uma organização mais ampla e burocrática extrapolando interesses dos participantes.

Assim, com o contexto apresentado, podemos definir o esporte como um dos maiores fenômenos sociais atual e que possui uma ligação marcante com o capitalismo, tanto na visão financeira, pelos lucros fornecidos, ou no olhar da competitividade, possuindo elementos presentes em jogos ou brincadeiras, mas possuindo regras que envolvem a prática e não podem ser modificadas e, como mostrada por Helal (1990), por ser um feito secularizado (sem domínios religiosos) e racionalizados (visa a quantificação de feitos e especialização).

Seguindo a definição, podemos afirmar que a maior marca do esporte é a competição e o rendimento, onde os resultados esperados são sempre além dos possíveis, o importante é a sobreposição aos adversários e o foco está sempre nos movimentos mecânicos e novas técnicas e táticas para ser melhor que seus oponentes. Um jogo passa a ser considerado esporte quando suas regras passam a ser definidas e universalizadas e seu controle passa a ser por confederações e comitês responsáveis. Segundo Bracht (1986), podemos caracterizar e definir o esporte perante a 5 requisitos: competição, fair-play, rendimento, recorde e apostas.

De acordo com Barbanti (2006) existem 3 requisitos necessários para a definição de esporte: refere-se a tipos específicos de atividades, dependem das condições que acontecem e depende da orientação subjetiva dos participantes envolvidos. O autor complementa que são atividades que ocorrem seguindo um conjunto de regras formais.

Mesmo o alto rendimento e a competitividades sendo as qualificações mais marcantes do esporte, não podemos esquecer que o esporte pode e deve ser utilizado como ferramenta de ensino pelos professores de Educação Física. Para que isso aconteça, os ideais desse entretenimento devem ser alterados. O foco principal deve ser o homem integral e as considerações biológicas, sociais, afetivas, culturais, históricas e cognitivas do ser humano.

Sob esse ponto de vista, surgem duas definições: esporte na escola e esporte da escola. O primeiro termo representa o esporte que está sendo realizado e passado nas escolas é o que possui a visão de rendimento máximo, onde os professores são responsáveis por fazer uma seleção dos chamados talentos e, consequentemente, excluem os alunos que possuem mais dificuldades, onde alunos passam a ser tratados com atletas e o professor de educação física passa a ser treinador. Os conteúdos trabalhados em aulas são as técnicas mecânicas e os exercícios passados encontram-se voltados para seu aperfeiçoamento.

O segundo termo é voltado para um esporte praticado nas escolas que possui como objetivo a formação completa dos alunos, o ensino pedagógico através desse meio, mostrando diferenças culturais e sociais e as considerando, não excluindo alunos por meio das dificuldades de execução de movimentos, mas sim, encontrando novas fórmulas para que esses movimentos sejam realizados, as regras e os códigos padronizados não são necessários para a realização de aulas. O esporte passa a demonstrar para as crianças que no mundo existem outras pessoas, ensinando elas a conviver com derrotas e vitórias, a vencer pelo esforço pessoal e a conviver com diferenças pessoais.

Referências Bibliográficas:

BARBANTI, Valdir. O que é esporte? Revista brasileira de atividade física & saúde, v. 11, n. 1, p. 54-58, 2006.

BRACHT, V. A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo... capitalista. São Paulo: Revista Brasileira de Ciências do Esporte, jan. v. 7, n. 2, p. 62-68, 1986.

HELAL, R. O que é sociologia do esporte. São Paulo: Brasiliense, 1990.

2) Elaboração de Aula – Esporte da Escola

Tema da Aula: Fundamentos Básicos

Objetivo: Proporcionar aos alunos diversas experiências motoras através de diferentes brincadeiras e movimentos que não possuem como objetivo a comparação com metas ou entre alunos. Gerar um aumento do reportório motor do aluno que, posteriormente, poderá auxiliar na aprendizagem dos fundamentos dos esportes já que as atividades propostas são voltadas para os anos iniciais do ensino fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (304.8 Kb)   docx (260.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com