Resenha Duelo de Titãs
Por: 19840904 • 13/9/2016 • Trabalho acadêmico • 572 Palavras (3 Páginas) • 1.385 Visualizações
Nome: Thiago Pereira de Lima
Curso: Licenciatura em Educação Física / 3º Semestre.
Disciplina: Handebol / Prof. Me. Fernando Martins.
RESENHA DO FILME “DUELO DE TITÃS”.
Os acontecimentos apresentados no filme se passam no início da década de 1970, momento em que as escolas norte-americanas tinham que integrar brancos e negros em salas de aula e nas demais atividades escolares, inclusive no esporte. A resistência dos dois grupos era notória, tanto os estudantes brancos quanto os negros não queriam aceitar essa integração de forma alguma.
A cidade vivia um clima tenso, um jovem negro havia sido morto por um comerciante branco e tudo estava prestes sair do controle. Neste momento ocorre à chegada do treinador Boone, que tinha sido designado como técnico assistente do time de futebol. Ele enfrentou dificuldades, tinha dois grandes problemas, era negro e por isso, sofria rejeição dos garotos brancos e entrava na vaga de treinador principal após o mesmo por seu cargo a disposição, ocupando o espaço de um treinador que tinha muita empatia com o grupo de jogadores brancos.
O novo técnico decide levar seus jogadores para uma concentração de duas semanas, e antes de partirem os jogadores se dividem nos dois ônibus, entre brancos e negros, então Boone faz com que todos desçam e se dividam em jogadores da defesa e jogadores do ataque, fazendo assim, com que eles sejam obrigados a fazer uma integração entre raças.
Ao chegarem à concentração, fica evidente o quanto será difícil acabar com o preconceito entre seus jogadores, ao se deparar com uma briga de dois garotos, um branco e outro negro, Boone os força a conhecerem um pouco mais de cada um de seus colegas de time como: nome, onde vivem, nome dos pais, etc. Diante das dificuldades existentes entre o time, por esse preconceito num certo dia o técnico os faz levantar as 3 da madrugada, para uma caminhada e quando chegam,se deparam com um cemitério onde morreram centenas de pessoas em uma batalha e depois de ouvirem uma história contada pelo técnico, os jogadores refletem e começam a mudar de comportamento. Neste tempo começa a nascer uma grande amizade entre o capitão do time Garry e o jogador Julius, os mesmos que brigaram no inicio. Garry chega a perder sua namorada que não aceita está amizade com um negro, mas consegue convencer sua mãe da importância desta amizade.
Ao voltarem da concentração, deparam-se com a realidade do preconceito existente na cidade, mesmo diante das dificuldades eles começam a temporada e ficam invictos.Numa das últimas cenas, na disputa pelo campeonato estadual, podemos ver a integração total entre as lideranças e o time, onde o treinador aceita a sugestão do seu assistente para criar uma jogada surpresa contra o adversário, o improviso, esta seria sua última oportunidade de vitória e eles não poderiam errar, isso foi determinante para a vitória e conquista do campeonato.
Este filme mostra a importância de uma boa liderança quando temos que enfrentar dificuldades ou obstáculos, no caso do filme o racismo. Uma importante lição a nós futuros professores de como é importante que nós trabalhemos não só com o intuito de formar os alunos, mas também com a intenção de formar cidadãos de bem, críticos e reflexivos que vençam seus preconceitos e as barreiras do dia a dia, e assim, mostrar como a interação, o trabalho em equipe é capaz de levá-los, mas rapidamente a alcançar seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais, mesmo que haja algumas limitações.
...