A Higienização das mãos
Por: danyenfermagem • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.600 Palavras (7 Páginas) • 301 Visualizações
Higienização das mãos
A higienização das mãos foi descoberta pelo medico Semmelweis através de uma observação em um hospital que trabalhava onde mulheres parturientes tinham muita febre daí observando notou eu os estagiários e médicos daquele setor vinham da sala de necropsia com as mãos sujas e com odores fétidos. Em 1847 vendo os sofrimentos das parturientes pediu pra os profissionais que quando saíssem da sala de necropsia lavassem as mãos com solução clorada. Logo assim viu os resultados de 12,2% à taxa cai para 1,2%.
Na enfermagem, nossa percussora nightingale após ser convidada para dar assistência aos feridos na guerra da Crimeia, se deparou com um ambiente sem higienização cheios de ratos e local escuro. Ela com sua equipe que na época eram soldados fizeram a diferença naquele local proporcionando um ambiente limpo, claro e tranquilo.
Vemos a importância da lavagem das mãos pelo profissional de saúde que estão a todo tempo em contato com pacientes. So que devido a correria do dia a dia esse simples gesto passa despercebido pelos profissionais e com isso somos grandes causadores de infecção transmitindo através da flora transitória.
As doenças ocasionadas por ma higienização das mãos.
A todo instante nossas mãos estão contaminadas por micro-organismo sendo eles residentes e transitórios. Pela má higienização das Mãos podemos adquirir doenças e transmitir por contato de pessoa para pessoa, A pessoa que não higieniza corretamente as mãos pode contrair sérias doenças, vírus ou bactérias.
Shigella: bactéria que afeta funcionamento do sistema digestório,causadora da doença aguda no intestino delgado, gerando diarreia infecciosa, geralmente acompanhada de cólicas, sangue, pûs ou muco. Para que a infecção ocorra é necessário que os germes sejam ingeridos e isso acontece quando as pessoas não lavam as mãos com água e sabão após ir ao banheiro ou trocar fraldas.
Escherichia Coli: e a bactéria que afeta o sistema digestório causando diarreia e em casos extremo pode ocasionar septicemia
Vírus Influenza A, B e C :
vírus da influenza A estão presentes na natureza em diversos animais.Os vírus influenza B e C têm como reservatório somente seres humanos.
A transmissão ocorre através de gotículas, também pode ocorrer por meio das mãos, que após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, passando de pessoa para pessoa.
Hepatite A: é causada pelo vírus (vírus HVA). transmitida por via oral-fecal, ou seja, pela ingestão de fezes contaminadas mesmo em quantidades microscópicas, por contato direto (pessoa para pessoa) ou através de água ou alimentos contaminados ou por má higienização das mãos.
Existem, varias doenças causadas por micro organismos que muitas vezes estão alojados em nossa Mao, e nos somos o culpado porque não higienizamos corretamente a nossa Mao não se importamos com o outro e deixamos de ser humanos muitas vezes por não cometer o simples ato de higieniza as mãos transmitindo infecções e muitas vezes os pacientes podem evoluir para uma septsemia.
ETAPA DOIS:
PASSO 1: O QUE E ASSEPSIA?
E o conjunto de medidas que tem por função a inibição ou a destruição de micro-organismo patógeno de uma superfície inanimada.
Quais medidas eficazes são utilizadas para o controle ou a eliminação de micro-organismos em um ambiente hospilar?
São utilizados técnicas que de um conjunto de processos, medidas ou meios para impedir a propagação do micro-organismo. Existem varias técnicas utilizadas em ambiente hospitalar
Lavagem das mãos
Abrir torneira sem encostar na pia para evitar contaminação;b)
Colocar de 3 a 4 ml de sabão líquido nas mãos;
Ensaboar as mãos por 15 a 30 segundos não esquecendo palmas, dorso, espaços interdigitais, polegar, articulações, unhas, e extremidades dos dedos e punho;
Enxaguar as mãos em água corrente, retirando totalmente a espuma e os resíduos de sabão, sem respingar água na roupa e no piso e sem encostar-se o na pia;
Enxugar as mãos em papel toalha duas folhas e, com esse mesmo papel, fechar a torneira, desprezando-o no lixo.
Outra barreira utilizada para o controle da disseminação de micro-organismos no ambiente são as luvas;
As luvas esterilizadas, são mais utilizdas na realização de procedimentos invasivos ou na manipulação de material estéril, impedindo a propagação de micro-organismos no local.
Ex: cirurgias, suturas, curativos, cateterismo vesical, entre outros.
Técnica para calçar luva estéril
- Abrir o pacote de luva posicioná-la com a palma da mão virada para cima, fora da área do campo esterilizado.
- Com a mão direita, levantar a parte de cima do campo à direita, e com a mão esquerda retirar a luva pela parte interna do punho.
- Calçar a luva na mão direita, atentando para não contaminar a sua parte externa.
- Com a mão esquerda, levantar a parte de cima do campo à esquerda e colocar a mão direita enluvada dentro da dobra da luva.
- Calçar a luva na mão esquerda, atentando para não contaminar a mão enluvada.
- Ajeitar as luvas externamente com as mãos enluvadas.
- Após o uso, retirar a luva de uma das mãos puxando-a externamente sobre a mão, virando-a pelo avesso. Quanto à outra mão enluvada, segurá-la pela parte interna, puxando-a e virando-a pelo avesso.
A escovação e uso de matérias estéreis são importantes para o controle de infecção hospitalar. A seguir veremos como e feita a escovação da pele.
sequência de preparo cirúrgico das mãos:a)
Abra a torneira, molhando as mãos as mãos antebraços e cotovelos;b)
Coloque a solução detergente anti-séptica e espalhe-a nas mãos, antebraços ecotovelos. No caso da escova impregnada com anti-séptico, pressione a parte daesponja contra a pele e espalhe por todas as partes;c)
...