A Insuficiência Cardíaca
Por: Sarah Regina • 12/9/2022 • Trabalho acadêmico • 271 Palavras (2 Páginas) • 119 Visualizações
A insuficiência cardíaca (IC) pode ser considerada uma causa decorrente de uma patologia primária. Como por exemplo, o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), onde acontece à morte das células do coração (miócitos), ocasionando a necrose do tecido, que por sua vez causará um dano na força da contração do coração. Outro exemplo seria a Miocardite, causada por uma invasão de microrganismos no tecido cardíaco, levando o enfraquecimento do mesmo. Outra patologia bem conhecida é a Hipertensão, que seria a elevação da força da pressão do sangue que exerce contra as paredes das artérias, mantendo-se uma frequência acima de 140 por 90 mmHg.
Dessa maneira, todas essas patologias abordadas, vão alterar no funcionamento correto do coração, dificultando o seu bombeamento de sangue para os demais locais do corpo, por isso levará a uma Insuficiência Cardíaca.
A forma com que podemos tratar essas doenças, muitas das vezes, pode ser através de cirurgia. O IAM pode ser solucionado através de uma cirurgia chamada Angioplastia, que consiste na inserção de um fio guia de metal que vai ser manipulado até a aorta, para então obstruir essa artéria que possui um ateroma.
A Miocardite, o foco vai ser a infecção que está ocasionando o mesmo, e para tratar vai ser através de antibióticos, antifúngicos ou antivirais. Mas também podemos incluir medicações para regular o batimento cardíaco e melhorar a função cardíaca. Em casos raros, mas graves, um dispositivo pode ser necessário para auxiliar o funcionamento do coração.
Para a Hipertensão, não existe uma cirurgia propriamente dita, mas adotar uma dieta saudável com menos sal, praticar exercícios físicos regularmente e tomar medicamentos pode ajudar a baixar a pressão arterial.
https://www.einstein.br/especialidades/cardiologia/doencas-sintomas/hipertensao-arterial-ou-pressao-alta
http://www.youtube.com/embed/RSsUNEL9AOk
http://apps.einstein.br/revista/arquivos/PDF/2739-134-135_port.pdf
https://www.scielosp.org/article/csp/2010.v26n8/1470-1470/
https://www.scielo.br/j/abc/a/VCQkdfNs5QNyTYhp8WdnMdN/?lang=pt
...