ATENÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Por: paracampos • 11/12/2016 • Relatório de pesquisa • 3.571 Palavras (15 Páginas) • 529 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ENFERMAGEM
EDINALDO DO SOCORRO SALES DO CARMO
KEULI BORGES DA SILVA
LADY ANA CUSTÓDIO DE DEUS
LORENA LARISSA PUREZA LOPES LOBATO
ROSILENE DE SOUZA VASCONCELOS
ATENÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Breves
2016
EDINALDO DO SOCORRO SALES DO CARMO
KEULI BORGES DA SILVA
LADY ANA CUSTÓDIO DE DEUS
LORENA LARISSA PUREZA LOPES LOBATO
ROSILENE DE SOUZA VASCONCELOS
WANESSA HELENA DE ANDRADE CASTRO
ATENÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Trabalho apresentado ao Curso de Enfermagem - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Formação Inegral de Saúde, Enfermagem e Ciência, Ciênas Moleculares e Celulares, Ciêncas Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Locomotor e Reprodutor Orientado pelos professres: Dayane Aprecida Scaramal, Paula Tonin, Priscila Cassola, Vânia Aparecida Terra Malachias e Vinícius Pires Rincão.
Tutora Eletrônica: Fabiola Alves Regis
Tutor(a) de sala: Carla Malvina da Silva Bahia
Breves
2016
Não podemos buscar realização para nós mesmos e esquecer do progresso e prosperidade para nossa comunidade. Nossas ambições precisam ser amplas o suficiente para incluir as aspirações e necessidades dos outros, pelo bem deles pelo nosso próprio bem.
César Chavez
INTRODUÇÂO
A presente pesquisa intitulada ATENÇÃO DO SISTEMA DE SAÚDE teve como base uma situação-problema: acidente na construção civil (situação geradora de aprendizagem - SGA).
A SGA é uma situação-problema hipotética criada com base na vivência real do profissional de enfermagem. A circunstância começa por um acidente ocorrido pelo paciente J.P do sexo masculino, 32 anos, negro servente de pedreiro, natural e procedente de São Paulo, o mesmo foi levado pelos colegas de trabalho à Unidade Pronto Atendimento (UPA) José Adolfo. Com queixa de dor na região anterior da perna direita, após ter sofrido uma queda de um andaime.
A enfermeira C.S ao realizar triagem do paciente J.P, informou a ele e aos seus colegas de trabalho que este atendimento deveria ser feito em um hospital especializado, portanto deveriam procurar outro atendimento. Sendo assim, os colegas de J.P agrediram verbalmente a enfermeira. A outra profissional de enfermagem designada por R.T percebeu a movimentação e vendo a fratura exposta de J.P colocou-o pra dentro da UPA, para então realizar os primeiros atendimentos.
O médico de plantão solicitou a transferência do paciente para outro serviço de maior complexidade, um hospital especializado devido a emergência da situação. Confirmou-se o ferimento na região anterior da perna direita, exposição óssea decorrente de fratura e sangramento interno. A equipe de ortopedia solicitou radiografias da perna direita, que mostrara a fratura exposta do fêmur, sendo necessário tratamento cirúrgico em caráter de urgência.
A primeira meta deste trabalho foi conceituar a temática num contexto atual sem esquecer de mostrar a problematização e os princípios que regem o SUS (Sistema Único de Saúde).
O segundo objetivo foi relacionar os níveis de atenção à saúde, identificar as falhas do problema, as soluções cabíveis, à situação-problema no campo da Ética, a atitude do paciente, o Código de Ética 26, sendo que todos estes itens foram inseridos dentro do contexto da SGA.
O terceiro intuito foi conceituar fratura óssea, a formação estrutural do sistema tegumentar, as estruturas básicas da pele e suas principais funções. Em seguida, as células ósseas, formação e reconstrução dos ossos, alongamento dos ossos, tecidos ósseos e divisão celular.
A finalidade de chegar a um julgamento sobre a SGA em especial ao título da temática dessa produção textual.
2. SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Nosso primeiro apoio teórico tem como referente a situação atual do SUS, a fim de entendermos esse sistema público de saúde que é considerado um dos maiores do mundo, segundo informações do Conselho Nacional de Saúde.
Para Ventura (2003) o atual sistema de saúde brasileiro vive um momento de intensos avanços, mas ainda de muitos desafios a serem superados. Podemos descrever com avanços o que se refere à oferta de diversos programas, projetos e políticas que têm apresentado projetos inegáveis e exitosos para a população brasileira, que incluem a população brasileira, que incluem a evolução das equipes do Programa Saúde da Família, do Programa Nacional de Imunizações do Sistema Nacional de Transplantes, sendo segundo do mundo em número de transplante, do Programa de Controle de HIV/AIDS, reconhecido internacionalmente pelo seu progresso no atendimento às Doenças Sexualmente Transmissíveis AIDS, entre outros. Assim, Ventura ressalta que:
Como desafios, podemos enumerar aqueles referentes aos problemas de implantação, financiamento e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), fato que para ser compreendido, merece uma análise mais detalhada, fazendo se necessário um resgate do processo de construção do sistema de saúde no Brasil a partir da construção do SUS. (VENTURA, 2003, p.56).
2.1 PROBLEMATIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Conforme Brasil (2006ª) o SUS enfrenta uma problematização dicotômica entre o que está escrito e o que é realizado. A descrença do povo brasileiro num sistema de saúde para todos leva milhões de pessoas a procurar por serviços, planos ou seguradas de saúde privados, pagando, por conseguinte, abusivos valores, especialmente para a população de faixa etária mais avançada que, em função do aumento da expectativa de vida e dos agravos da terceira idade, é que mais necessita.
Em suma, idem (2006ª) destaca que a complexidade do SUS, as dificuldades locorregionais, a fragmentação das políticas e programas de saúde, a qualificação da gestão e do controle social, a organização de uma rede regionalizada e hierarquizada de ações serviços de saúde têm se constituído em desafios permanentes na consolidação do Sistema único de Saúde.
2.2 OS PRINCÍPIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
O principio fundamental que articula o conjunto de leis e normas que constituem a base jurídica da política de saúde e do processo de organização do SUS no Brasil hoje está explicitado no artigo 196 da Constituição Federal (1988), que afirma: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso igualitário às ações e serviços para a sua promoção proteção e recuperação.
...