Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Por: marcoscesar25 • 24/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.129 Palavras (5 Páginas) • 239 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Patologia
Nome | Gabriella Correia Teles |
RA | 6444298688 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Patologia
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Patologia, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é realizar um relatório com base no tratamento de infarto do miocárdio que sera exercido junto a equipe de enfermagem. Iniciando com buscas patológicas, suas causas e sintomas e exames realizados. Após as considerações iniciais e o estudo do diagnóstico, os tratamentos serão considerados, a fim de que sejam minimizados ou curados pacientes vítimas do infarto.
Em um Infarto do Miocárdio, uma área do miocárdio é destruída de maneira permanente. Em geral, é causado devido a obstrução do fluxo sanguíneo, sendo uma interrupção súbita e intensa na artéria coronária devido a ruptura de uma placa aterosclerótica e a subsequente oclusão da artéria por um trombo, causando então a morte das células do músculo cardíaco. O infarto do Miocardio ocorre em função de isquemia ( que é reversível) e necrose ( que é irreversível) do tecido do musculo miocárdio .A ruptura de uma placa de gordura é a causa mais recorrente, formando um coágulo o qual inviabiliza o fluxo nessa artéria. Grande parte dos pacientes que sofre desse tipo de infarto apresenta normais as artérias coronárias no cateterismo ou no cineangiocoronariografia, um exame que observa o fluxo sanguíneo. Essa patologia acomete geralmente na faixa de 35 anos para mulheres e 65 para homens. Conforme os paciente ficam mais velhos,os riscos de doença cardíaca se elevam.
Para diagnosticar com precisão é necessário realizar o exame eletrocardiograma (ECG), que detecta certos achados típicos de um infarto do miocárdio, como a elevação do segmento ST. Ele deverá ser obtido em 10 minutos a partir do momento em que o paciente relata sentir dor torácica ou chega no departamento de emergência. Em geral, o ECG identifica o tipo e a localização da lesão através da elevação do segmento ST, que é medida em 0,06 a 0.08 segundo depois do ponto J. Uma elevação de mais de 1mm nas derivações continua é indício de IM. O paciente apresenta biomarcadores cardíacos elevados, mais sem evidencias definitiva de IM agudo caso não ocorra elevação no segmento ST.
Uma vez que for constatado, deve iniciar o tratamento mais rápido possível principalmente para pacientes que são portadores de fatores de risco cardiovascular, através de uma angioplastia coronariana ou através da infusão de uma droga que dissolve coágulos (trombolítico), e a realização de cirurgias para casos de emergência. O diagnóstico não pode ser confundido, pois outras situações de enfermidades podem gerar os mesmos sintomas, como angina no peito, que é caracterizada por episódios de dor ou pressão na região anterior do tórax, com a diferença de persistir por mais tempo, e não podendo ser aliviado pelo repousou e medicamentos vasodilatadores (nitrato).
A reabilitação cardíaca do paciente deve consistir em atividades de baixo esforço, educação inicial para o paciente e família, regime medicamentoso e acompanhamento médico. A função da equipe de enfermagem na fase de reabilitação será passar tranquilidade e motivação ao paciente, explicando que embora a doença da artéria coronária seja permanente e deve ser tratada como tal, muitos pacientes podem retornar a uma vida normal após o IM.
O metabolismo dos lipídeos é um importante contribuinte para o desenvolvimento de doença cardíaca. Com base nos dados obtidos do paciente do caso, os valores de colesterol total ,LDL ( colesterol ruim), e triglicerídeos estão altos, e o colesterol HDL ( colesterol bom) está baixo. Os valores indicados para Homens acima de 50 anos são:
Colesterol total abaixo de 200mg/dl
Colesterol HDL acima de 50 mg/dl
Colesterol LDL abaixo de 130mg/dl
Triglicerídeos abaixo de 250mg/dl
O colesterol alto pode ser controlado reduzindo o consumo de gorduras saturadas que são encontrados em alimentos de origem animais e industrializados, devendo então ser substituído por gorduras poli-insaturadas, que e encontrada em óleos naturais, pois não são produzidas pelo organismo. Com ingestão de gorduras poli-insaturadas, pratica de atividades físicas regulares o organismo funciona bem, e ajuda na diminuição dos níveis de LDL e no aumento dos níveis de HDL.
Mioglobina é uma proteína heme que ajuda a transportar oxigênio, e é encontrada no músculo cardíaco e esquelético. O exame de sangue é pedido para avaliar pacientes com dor torácica, realizando a coleta de 3 em 3 horas durante 12 horas. A mioglobina, encontra anormalmente elevada já nas primeiras 2h pós-infarto devido a lesão muito recente do músculo cardíaco ou de músculos esqueléticos, porem esse aumento não é especifico na indicação de um evento cardíaco agudo; contudo, os resultados negativos são um excelente parâmetro para excluir um IM agudo.
...