As Doses de radiação ionizante
Por: Michele Franco • 19/6/2017 • Trabalho acadêmico • 580 Palavras (3 Páginas) • 365 Visualizações
Introdução
Existem várias maneiras de medir doses de radiação ionizante. Os trabalhadores que entram em contato com substâncias radioativas ou podem ser expostos à radiação rotineiramente realizar dosímetros pessoais.
Nos Estados Unidos, estes dosímetros geralmente contêm materiais que podem ser utilizados em termoluminescente dosimetria (TLD) ou opticamente estimulada luminescência (OSL). No Brasil o tipo mais utilizado de dosímetro pessoal é o dosímetro emblema filme, que usa fotográficas emulsões que são sensíveis à radiação ionizante (COUTINHO et al., 2007).
O equipamento utilizado na radioterapia ( acelerador de partículas linear na terapia de feixe externo) é rotineiramente calibrado utilizando câmaras de ionização ou a tecnologia de diodo nova e mais exata. dosimetria interno é utilizado para avaliar a ingestão de partículas no interior de ser humano.
Dosimetria médica é o cálculo da dose absorvida e optimização de entrega de dose em terapia de radiação . Muitas vezes, é realizada por um profissional dosimetrist médico com formação especializada no campo. A fim de programar a entrega de terapia de radiação, a radiação produzida pelas fontes é geralmente caracterizada com curvas de dose percentuais de profundidade e perfis dose medidos por físicos médicos (COUTINHO et al., 2007).
Figura-1 Detecção de radiação
TIPOS DE DOSÍMETROS
Geiger Mueller
- Este modelo é utilizado para áreas onde são guardadas amostras de grandes atividades.
Figura -2 Geiger Mueller
Dosimetro de bolso
- Este modelo é um dos mais utilizados para dosar: Radiações β, y e Raio – X, ao penetrar no sensor do aparelho, sencibilizam uma emulsão de sais de prata.
O grau de escurecimento permite que a quantidade de radiação seja determinada. Não serve para radiação α e β ou radiação de baixa energia.
Figura -3 Dosimetro de bolso
Dosímetro termoluminescente (TLD)
- O material termoluminescente utilizado é baseado no uso de cristais nos quais a radiação ionizante cria pares de elétrons e lacunas. A partir de um processo térmico, fótons são liberados, podendo ser coletados por uma fotomultiplicadora. A quantidade de fótons liberados é proporcional a população original de cargas.
[pic 1]
Figura – 4 Dosímetro termoluminescente.
Dosímetro de filmes radiográficos
- A radiação produz alterações na densidade (enegrecimento) do filme revelado. Desta forma pode-se quantificar a exposição de radiação.O uso de filtros ajuda a separar exposições de radiações menos penetrantes (beta) de daquelas mais penetrantes y (gama).
[pic 2]
Figura- 5 Dosímetro de filmes radiográficos
Caneta dosimétrica
- Filmes dosimétricos e TLD’s só permitem o controle semanal ou mensal. Os monitores ativos não são de uso prático para acumular dose durante um dia de trabalho. A caneta dosimétrica foi desenvolvida para permitir a avaliação da dose recebida por um trabalhador durante a realização de um trabalho.
[pic 3][pic 4]
...