Faculdades Integradas Norte Do Paraná - Unopar
Por: oristaba • 6/5/2023 • Projeto de pesquisa • 925 Palavras (4 Páginas) • 119 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS NORTE DO PARANÁ - UNOPAR
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
PORTO VELHO
2022
FACULDADES INTEGRADAS NORTE DO PARANÁ - UNOPAR
[pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
RESUMO 4
1 INTRODUÇÃO 5
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA.................................................5
3 JUSTIFICATIVA........................................................................................................5
4 OBJETIVOS 6
4.1 OBJETIVO GERAL 6
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
5 METODOLOGIA 6
6 RESULTADOS ESPERADOS 6
7 CRONOGRAMA DA PESQUISA 7
8 ORÇAMENTO Erro! Indicador não definido.7
9 REFERÊNCIAS 84
RESUMO
Com a melhoria da qualidade de vida e o avanço científico, principalmente no campo da medicina, temos em consequência o crescimento da população idosa, este envelhecimento populacional acarreta repercussões profundas no que se refere aos serviços de saúde, principalmente pelo custo das despesas com tratamentos médico e hospitalares. A pessoa idosa acaba por utilizar mais os serviços de saúde e com maior frequência que outras faixas etárias um maior número de internações e maior tempo de ocupação de leito. Para o idoso estar hospitalizado representa um momento de fragilidade e medo, fato que se associa à morte e a dependência, estes pacientes demandam uma maior atenção dos trabalhadores da saúde, em especial os enfermeiros, que possuem papel de extrema importância no cuidado.
Palavras-Chave: Idoso; hospitalização; cuidados de enfermagem; envelhecimento; tempo de internação.
[pic 10]
1 INTRODUÇÃO
LAZARO (1994), coloca que para o idoso o estado de doença e de hospitalização representa um momento de fragilidade, medo, insegurança, medo e depressão. Além desses fatores a hospitalização acaba por representar um momento de solidão, já que o faz ficar grande parte do dia sem seus familiares (MARTIN; NASCIMENTO, 2005).
Com a hospitalização, a uma queda da qualidade de vida do idoso, em decorrência dessas condições de fragilidade, do envelhecimento e das patologias associadas, proporcionando desta forma a ocorrência de prolongamento da internação hospitalar (CARVALHAIS; SOUSA, 2007).
Neste sentido o cuidar da enfermagem, assume papel preponderante no processo de recuperação e na diminuição do tempo de internação, o cuidado ao idos em internação hospitalar, deve ser levando em conta a continuidade, na globalidade da avaliação, na participação da família, na consideração da unicidade do ser, na otimização das capacidades individuais, na manutenção da autoestima, da individualidade e integridade. Sempre que possível, deve ser preservada a autonomia e a integração social (SANTOS, 2001; BERGER, 1995).
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Considerando que o cuidado em enfermagem é importante no processo de recuperação do idoso e que o cuidado inadequado pode repercutir de forma negativa em seu processo de recuperação e no tempo de permanência de sua internação, pretende-se demonstrar que o cuidado prestado ao idoso quando em internação ajuda no processo de recuperação e diminuição do tempo de internação.
3 JUSTIFICATIVA
A seguir, deve-se apresentar a justificativa do seu trabalho, demonstrando com suas palavras a importância que seu trabalho tem para a comunidade científica bem como para a sociedade. Assim, a justificativa consiste numa exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa, bem como as contribuições social e acadêmica que o estudo pode proporcionar. Seja direto e coeso, para não incluir outras partes do projeto, como os objetivos e a metodologia.[pic 11]
4. OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Buscar a literatura publicada sobre o cuidado de enfermagem a pessoas idosas que estão em internação hospitalar e demonstrar que os cuidados dispensados influenciam diretamente no tempo de internação.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- O cuidado de enfermagem em pessoas idosas;
- O cuidado de enfermagem em pessoas idosas em hospitalização prolongada;
- A influência do cuidado de enfermagem na diminuição do tempo de
5 METODOLOGIA
A metodologia aplicada será a Revisão de Literatura é uma pesquisa qualitativa e descritiva. O período de análise das publicações acerca do assunto não deverá ser superior a dez anos, sendo as pesquisas realizadas em livros, periódicos, sites especializados, bancos de dados.
...