O Neurotrasmissor
Por: IviDamasceno • 19/5/2017 • Abstract • 277 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
A dopamina é um neurotransmissor monoaminérgico que desempenha vários papéis importantes no cérebro e no corpo. Têm diversas funções no cérebro, incluindo o comportamento, atividade motora, motivação, recompensa, produção de leite, regulação do sono, humor, ansiedade, atenção e aprendizado. Para entendermos qual a função e a importância da dopamina precisamos antes conhecer seus mecanismos de ação.
A dopamina é um tipo de neurotransmissor inibitório derivado da tirosina e classificado no grupo das aminas. Esse tipo de neurotransmissor têm efeitos inibitórios sobre o neurônio, causando a diminuição da probabilidade do neurônio disparar um potencial de ação. As sinapses inibitórias acontecem quando um neurotransmissor se liga a proteínas transmembranares que abrem canais iônicos. Esta sinapse abrirá canais para a entrada de cloreto (Cl-) na célula e para saída de potássio (K+), logo, contribui para uma hiperpolarização do neurônio (o meio intracelular fica muito mais negativo) e isso inibe a propagação do impulso nervoso.
A sinapse ocorre quando um neurônio recebe um estímulo, chamado de impulso nervoso. Os impulsos nervosos são sinais elétricos que afetam os íons da membrana do neurônio. O estímulo ocorrido em algum ponto do neurônio é transmitido através de mudanças bruscas de carga elétrica, fenômeno chamado potencial de ação, que percorre todo o neurônio. Normalmente os neurotransmissores fazem com que íons sejam levados de uma célula a outra, alterando o potencial elétrico e gerando o potencial de ação (tipo de sinapse excitatória). Mas, em se tratando de neurotransmissores inibidores, a ação ocorrerá de outra forma, ao chegar ao receptor eles determinarão uma hiperpolarização, isto é, dificultam a troca de íons entre a membrana. Esse tipo de sinapse é denominado sinapse química por ser mediada por neurotransmissores.
...