O Sistema Endócrino
Por: Zilda1310 • 9/2/2018 • Resenha • 1.146 Palavras (5 Páginas) • 434 Visualizações
4 – SISTEMA ENDÓCRINO
Conceito: as glândulas endócrinas (sem ducto ou com secreção interna) estão representadas por órgãos relativamente poucos volumosos e localizados em várias regiões do corpo. Lançam seus respectivos produtos de secreção – hormônios – diretamente na corrente sanguínea.
GLÂNDULAS ENDÓCRINAS → São elas: tireoide, paratireoide, supra-renal, pâncreas, hipófise, corpo pienal, ovário e testículos.
→ Glândula tireoide – situa-se no plano mediano do pescoço, abraçando parte da traqueia e laringe, apresenta dois lobos – direito e esquerdo – unidos por uma fita variável de tecido glandular, o istmo. É controlada pela hipófise, uma pequena glândula localizada na base do cérebro. A hipófise produz o hormônio estimulante da tireoide (TSH), que induz a tireoide a produzir T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). O T3 e o T4 são levados através do sangue para todas as partes do corpo, onde eles que regulam o metabolismo, que é a maneira como o seu corpo usa e armazena energia.
Hipertireoidismo: tudo funciona mais rápido. Sintomatologia: olhos arregalados, perda de peso, sudorese, bócio, pessoa agitada e nervosa ocorrendo também a exoftalmia (olhos saltados).
Hipotireoidismo: tudo funciona com uma certa lentidão. Sintomatologia: ganho de peso, mixedema (inchaço da pele), diminuição do metabolismo, bócio, bradicardia (desaceleração dos batimentos cardíacos).
→ Glândula paratireoide - As paratireoides são glândulas localizadas em volta da tireoide seu número varia de 2 a 6. Elas produzem o paratormônio, hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo no sangue. Além de aumentar a concentração de Ca2+ plasmático, o hormônio da paratireoide reduz a concentração de fosfato sanguíneo. Este efeito resulta da atividade do paratormônio em células dos túbulos renais, diminuindo a reabsorção de fosfato e aumentando sua excreção na urina. Responsável pelo aumento de cálcio no sangue.
→ Glândula supra-renal ou adrenais: são bilaterais, localizadas sobre o polo superior dos rins (caixa abdominal), sua porção central é a medula, e a periférica o córtex. Produzem adrenalina, aldosterona e noradrenalina estão associadas também como hormônio das “situações de emergência”. A adrenalina prepara o corpo para a ação, ou seja, em termos biológicos, para atacar ou fugir.
Medula (interna): epinefrina (adrenalina) e noraepinefrina (noradrenalina).
Córtex (externa): cortisol (controle de açúcar no nosso sangue) e a aldosterona (retenção de sódio e água).
→ Pâncreas: localizado na caixa abdominal atrás do estômago. Possui dupla função: endócrina e exócrina. Porção endócrina: composta por grupos de células chamadas ilhotas pancreáticas, que possuem três grupos de células, α, que produzem glucagon, β que produzem insulina e as Δ, que produzem somatostatina. A função da insulina é estimular a entrada de glicose nas células, já o glucagon tem efeito contrário, quando você está hipoglicêmico o pâncreas começa a jogar glucagon no sangue e este glucagon estimula a quebra do glicogênio e liberação da glicose na corrente sanguínea para que este açúcar possa ser usado para a produção de energia. Os hormônios produzidos pelas ilhotas pancreáticas são lançados diretamente na corrente sanguínea. Porção exócrina: a porção exócrina do pâncreas participa na digestão secretando enzimas digestivas, através de estruturas chamas ácinos. As enzimas são secretadas para o duodeno (intestino delgado).
→ Hipófise: A Hipófise junto com o hipotálamo é conhecida como glândulas mestres. A hipófise é uma pequena glândula em forma de feijão localizada abaixo do cérebro, na base do crânio. A hipófise - envia sinais para a glândula tireoide, as glândulas suprar-renais, os ovários e testículos, direcionando-os para produzir hormônios tireoidianos, cortisol, estrogênio, testosterona, e muitos mais.
A hipófise anterior, também conhecida como adeno-hipófise, produz vários hormônios importantes, são eles:
- O hormônio do crescimento - (GH ou somatotrófico) estimula o crescimento dos músculos e ossos. Baixa produção de GH na infância causa nanismo, já a produção exagerada de GH causa gigantismo. Pessoas que tomam GH para crescimento da musculatura, por exemplo, podem sofrer de acromegalia crescimento das extremidades.
- A adrenocorticotropina ou ACTH possui meia-vida de 6 minutos e é responsável por estimular a síntese e secreção de cortisol pelo córtex da adrenal.
- O hormônio estimulante da tireoide – tireotrófico ou TSH: sua função é estimular a produção de outro hormônio produzido pela tireoide.
- A prolactina – estimula nas mulheres a produção de leite pelas glândulas mamárias, começa a ser secretado logo após o parto pela hipófise-anterior; nos homens atuam nos testículos auxiliando o funcionamento destes testículos na produção de testosterona.
- Dois hormônios gonadotrópicos – o FSH (hormônio fólico estimulante) age nas gônadas masculinas e femininas –testículos e ovários -, auxilia na formação dos gametas (gametogênese). O outro hormônio é o LH (hormônio luteinizante) a função desse hormônio nos homens é estimular a produção de testosterona, já nas mulheres está diretamente ligado no processo de ovulação.
A hipófise posterior, conhecida como neuro-hipófise, sua função é receber os dois hormônios produzidos pelo hipotálamo e secreta-los na corrente sanguínea quando for necessário:
...