O Sistema Endócrino
Por: Matt1234 • 30/10/2015 • Relatório de pesquisa • 3.863 Palavras (16 Páginas) • 320 Visualizações
‘‘Sistema Endócrino’’
Conjuntos de glândulas produtoras de hormônios.Mensageiros químicos no sangue .
Cada hormônio atua de modo diferente de acordo com sua natureza química.
Quimicamente, os hormônios podem ser de três tipos:
- Protéicos, correspondendo a polipeptídios, como a insulina e o glucagon, ou oligopeptídios, como o ADH e a occitocina.
- Esteróides, correspondendo a lipídios derivados do colesterol, como os hormônios do córtex supra-renal e hormônios sexuais.
- Fenólicos, correspondendo a derivados de aminoácidos modificados, principalmente do aminoácido fenilalanina e do aminoácido tirosina (quimicamente derivado da fenilalanina), ambos dotados de grupos funcionais fenil, como os hormônios tireoidianos e adrenalina.
Ação Hormonal :
Protéicos e Adrenalina não conseguem atravessar a membrana da célula
Necessitam de auxilio de 2 º mensageiro : O AMPc é chamado de 2° mensageiro da ação hormonal, uma vez que ele transfere às enzimas intracelularmente a mensagem inicialmente trazida pelo hormônio. Outros exemplos de 2os mensageiros são o GMPc e íons cálcio.
Fome Hormônio Glucagon [pic 1][pic 2]
:::::::::::: Receptor Hormonal (ESTILO CHAVE FECHADURA) [pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
Hepatócito
Enzima Glicogênio
Enzima Foslipase GLICOSE[pic 7]
Adenilato ciclase AMPC SANGUE [pic 8]
[pic 9]
ATP GLICEMIA
CESSA A FOME
A Enzima Adenilato ciclase em principio se encontra inativa. O receptor faz com que a Adenil cilclase fique ativa. Ela ativada pega o ATP e converte em AMPC . O AMPC PEGA a enzima FOSFOLIPASE QUE ESTÁ INATIVA E DEIXA ATIVA . QUEBRANDO O GLICOGÊNIO em glicose , quando a glicose entra no sangue , o teor de glicose sobe no sangue e vai passar a fome.
AÇÃO + VELOZ
Esteróides e Tirosina >> ATRAVESSAM A MEMBRANA >> Agem em receptores internos >> formando um complexo Hormônio receptor
Os hormônios esteroides são capazes de atravessar a membrana plasmática, uma vez que são apolares, e se ligam a receptores específicos dentro da célula-alvo, formando complexos hormônio-receptor que agem diretamente no material genético do indivíduo, induzindo a ativação ou inativação de genes, para que se produza ou interrompa a produção de determinada enzima. Como agem dentro da célula de maneira direta, não há a necessidade de um 2° mensageiro. O efeito deste tipo de hormônio é mais demorado, uma vez que as enzimas responsáveis pelo seu efeito ainda terão de ser produzidas ou deixadas de serem produzidas.
CÉLULA MUSCULAR
Hormônio RECEPTOR HORMONAL[pic 10][pic 11]
Testosterona COMPLEXO HORMONIO RECEPTOR[pic 12]
Núcleo da célula ( DNA)
Fabrica RNA
SÃI DO NUCLEO P/ RIBOSSOMO =FABRICANDO PROTEINA E AUMENTO DA MASSA MUSCULAR
Hipotálamo controla os hormônios , controlando a [pic 13]
HIPOFISE
[pic 14][pic 15][pic 16]
ADENOHIPOFISE NEUROHIPOFISE
HIPOFISE INTERMEDIÁRIA
Adenohipofise :Produz hormônios tróficos :Hormônios estimulantes de outras glândulas , controlado por fatores de liberação hipotálamo.(Ação Local)
...