Sistema de informação
Por: bárbara araújo • 18/5/2016 • Seminário • 1.007 Palavras (5 Páginas) • 255 Visualizações
Unipê – Centro Universitário de João Pessoa Aluna: Bárbara Elen Teodósio de Araújo Curso: Enfermagem Turma: A1 Professor: Álvaro George Disciplina: Sistema de Informação em Saúde
Resumo do Artigo sobre Dado, Informação, Conhecimento e Competência
Os significados de Conhecimento e Competência gera uma confusão muito grande, confusão essa que pode ser resolvida através do conhecimento de Informação e fazendo uma distinção dele para Dado.
Dado pode ser definido como uma sequência de símbolos quantificados ou quantificáveis. Qualquer tipo de texto constitui um Dado ou uma sequência de Dados, mesmo que não seja reconhecido pelo leitor. Os Dados podem ainda, ser totalmente descritos através de representações formais e estruturais.Os endereços de unidade de armazenamento ligam partes de textos a outros trechos de textos dentro do computador.
A Informação ao contrário de Dados, não pode ser formalizada através de uma teoria lógica ou matemática . Não é possível processar informação diretamente em um computador, mas é possível armazená-la se a reduzir em Dados. A Informação pode ser transformada pela máquina , porém não perderá seu significado. Por outro lado, os dados inteligíveis são sempre incorporados por alguém como Informação, pois os seres humanos buscam diariamente por significados e entendimentos. Uma distinção entre Dado e Informação, é que Dado é puramente sintático e a Informação é necessariamente semântica. Segundo John Searle, os computadores não possuem qualquer entendimento, porque lhes falta a semântica humana . Ou seja, é impossível introduzir semântica no computador , pois o mesmo é unicamente sintático.
Quando falamos em Conhecimento, estamos no âmbito puramente subjetivo dor ser humano. O Conhecimento não pode ser descrito formalmente, se descrito, não terá significado. Também não depende apenas de uma interpretação pessoal como a Informação, pois requer uma vivência de objeto.O mesmo está ainda associado à pragmática , pois relaciona-se com alguma coisa existente no mundo real, do qual temos uma experiência direta. Sendo assim, o Conhecimento não pode ser inserido no computador por meio de uma representação senão for reduzido à uma Informação.
A Competência é uma capacidade de executar uma tarefa no mundo real. A mesma está relacionada com atividade física e criatividade. Está vinculada ainda com a liberdade, diferentemente de Dado, Informação e Conhecimento. É impossível introduzir Competência em um computador , pois ela exige conhecimento e habilidade pessoal.
Os Campos intelectuais aplicam-se muito bem ao campo prático, mas necessita de elaboração subsequente para o puramente intelectual. É preciso da caracterização do Conhecimento para abranger um campo intelectual de qualquer área. Pode-se dizer que uma pessoa pode ter um Conhecimento de circunferência, ou seja, o nosso pensamento é um órgão de percepção , com o qual podemos vivenciar a ideia universal do círculo.
...