Sustentabilidade
Por: 32658956 • 3/6/2015 • Trabalho acadêmico • 415 Palavras (2 Páginas) • 700 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho busca atraves da implantação de atividades praticas, experiências e conhecimentos de uma produção sustentável através de um projeto ambiental, onde este pode buscar desenvolver hábitos e atitudes sadias de conservação ambiental e saberes de sustentabilidade. A proposta educativa como a horta suspensa com a reutilização de garrafas pet e o cultivo de hortaliças de forma orgânica tem como objetivo incentivar a pratica de educação ambiental e garantir segurança alimentar e nutricional na produção de alimentos de forma sustentável e ecológica. Segundo Carvalho (2004), esta forma de educação ambiental “contribui para uma mudança de valores e atitudes, contribuindo para a formação de um sujeito ecológico”.
O trabalho em equipe resulta em troca de experiências e interações entre todos os envolvidos além de despertar o reaproveitamento de materiais descartáveis, como a garrafa pet para a pratica de seus próprios meios de cultivo de alimentos orgânicos, e sua implantaçao em espaços restritos do meio urbano em que vive.
Produtos orgânicos são aqueles obtidos através de processos naturais, que não agridem o meio ambiente e possibilitam a produção de alimentos livre de pesticidas, herbicidas, fungicidas e outros aditivos químicos artificiais. O produto orgânico é um alimento natural, mas nem todo alimento natural é orgânico. Isso porque o produto orgânico não é simplesmente um produto livre de agrotóxicos. Toda a tecnologia utilizadas na produção de alimentos orgânicos envolve conhecimento de varias Ciências, que trabalham para desenvolver um sistema de manejo equilibrado dos recursos naturais (BIOSALUTE, 2002).
O grande consumo e a elevada geração de lixo, principalmente uso de materiais plásticos, implicam nas questões ambientais inerentes ao seu descarte não racional pós- consumo, o que tem se agravado tornando-se um problema ambiental, porque geram elevadas quantidades de resíduos, causando diversos danos devido ao seu grande tempo de meia vida, que geralmente demoram 400 anos para se degradarem, e além do mais quando queimados produzem gases tóxicos. Portanto, ressalta-se a importância de reaproveitamento desses materiais através da reciclagem, de modo a reduzir o desperdício e a poluição do meio ambiente (DIAS et al., 2006).
Portanto a busca por alternativas para reverter essas situações, a humanidade precisa pensar na sustentabilidade ambiental, envolvendo todos os setores da sociedade, entre eles o setor econômico, politico, educacional e de saúde.
DESENVOLVIMENTO
O presente trabalho exerce o papel de conscientização das praticas que minimizam os impactos ambientais, em ambientes coletivos onde os conhecimentos são compartilhados e despertar a curiosidade a respeito do ambiente natural, as formas de conserva-lo, preserva-lo e de administrar seus recursos adequadamente.
...