Telejornal
Por: pe2210 • 27/4/2015 • Artigo • 760 Palavras (4 Páginas) • 432 Visualizações
IMAGEM DE ABERTURA
ESTÚDIO – ABERTURA (35 SEGUNDOS)
Olá, boa noite!
Falaremos hoje sobre Epilepsia, um assunto que ainda traz muitos tabus.
A Epilepsia é um transtorno neurológico que provoca convulsões e até a perda de consciência, um quadro que nem sempre tem cura, mas pode ser controlado com orientações médicas. Ela comete cerca de 50 milhões de pessoas em todo mundo e a cada ano surge mais 2,5 milhões de novos casos. No Brasil, 3 mil pessoa são afetadas por esta doença.
REPÓRTER EXPLICAÇÃO COM IMAGENS (32 SEGUNDOS) – Nosso cérebro é como uma máquina, milhares de células trabalham conduzindo impulsos elétricos para qualquer atividade que realizamos, para movimentar o braço, por exemplo, ele envia impulsos através dos nervos até os músculos que se contraem ou relaxam. O problema é que em algumas pessoas um grupo de neurônios podem se comportar de maneira anormal, causando uma espécie de curto circuito. O resultado é uma atividade involuntária do corpo, a chamada convulsão.
O que leva uma pessoa a ter Epilepsia? (A pergunta não aparecerá)
(VITOR) Resposta do médico (25 segundos) – A Epilepsia está relacionada a doenças ou traumas, tais como tumores cerebrais, acidentes vasculares, derrames e más formações genéticas. Em alguns dos casos não se é possível comprovar uma causa específica. Por exemplo, uma pessoa que sofre uma queda bate com cabeça e não se cuida pode sim, vir a desenvolver a epilepsia.
ESTÚDIO ( segundos) – As crises podem durar menos de três minutos podendo vir acompanhada de perda de consciência, mas elas podem ser mais duradouras e neste caso o socorro médico deverá ser imediato.
Ao cessar a crise, o individuo ainda corre perigo? (A pergunta não aparecerá)
(VITOR) Resposta do médico (10 segundos) – A crise convulsiva é diferente de um desmaio ou de uma sincope, nestes a pessoa recupera rapidamente a consciência. Mesmo que já tenha cessado a crise e importante levar a pessoa no pronto atendimento, porque o risco da recorrência de crise é aumentado nas primeiras 48 horas.
REPÓRTER EXPLICANDO IMAGENS (09 segundos) – Avaliar os risco de recorrências das crises e tentar descobrir as causas do problema é necessário para fazer o diagnóstico da doença.
Quais exames são usados para diagnosticar a Epilepsia? (A pergunta não aparecerá)
ESTÚDIO ( segundos) – Exames como a Ressonância magnética de crânio e o Eletroencefalograma são os mais usados para descobrir a causa da doença e direcionar uma melhor terapêutica.
Qual a duração da crise? (A pergunta não aparecerá)
VITOR Resposta do médico ( 20 segundos) – Em certos casos a pessoa com epilepsia pode levar uma vida normal. A cura nem sempre é possível, mas, existem muitas alternativas para controlar a doença. Medicações anticonvulsivantes e até cirurgias podem ajudar muito o paciente.
Se a pessoa for ingerir bebidas alcoólicas ela deve ou não tomar o Anticonvulsivate? (A pergunta não aparecerá)
(VITOR) Resposta do médico ( 12 segundos) – Ao contrário do que se pensa,mesmo que a pessoa tenha intensão de consumir bebidas alcoólicas, o não uso da medicação anticonvulsivante aumenta ainda mais o risco da pessoa sofrer uma crise convulsiva.
REPORTER EXPLICANDO IMAGENS (08 segundos) – Evitar o estresse e tentar ter uma boa noite de sono são fatores importantes para diminuir os riscos de crises. E nunca deixar de tomar os medicamentos.
...