Trabalho fisiologia
Por: paularocha78 • 10/11/2016 • Trabalho acadêmico • 635 Palavras (3 Páginas) • 475 Visualizações
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
ÁREA DA SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIAL
Disciplina: Fisiologia
Professora: Maria Isabel Morgan
[pic 1]
COAGULAÇÃO SANGUÍNEA
ANGELICA MOTTA
PAULA DA ROCHA LUIZ
CANOAS
2016
INTRODUÇÃO
A coagulação do sangue é um processo extremamente importante para nossa saúde, uma vez que evita a perda excessiva de sangue por hemorragias. Quando ocorre qualquer tipo de lesão que gera extravasamento de sangue, logo se inicia a coagulação, que se baseia em mudanças físicas e químicas do sangue, com envolvimento de vários fatores. O tempo o qual nosso organismo deve reagir e realizar este processo de coagulação é de grande importância, quanto mais demoramos a ter esta resposta, mais sangue pode perder quando em um grande ferimento.
A importância da coagulação não está ligada somente em seu modo ou seu tempo de resposta, mas também é vital para mantermos a homeostasia do organismo.
Para analisarmos como este processo funciona, submetemos algumas amostras de sangue animal, à exposição juntamente com alguns fatores químicos e físicos, onde constatamos diferentes tipos de resultados.
OBJETIVO
Identificar no processo de coagulação sanguínea fatores e fatos determinantes para uma resposta mais rápida e também fatores que negativam esta reação, facilitando assim o entendimento e a percepção de como se da este processo.
MATERIAL
O material utilizado como forma principal do estudo foi o sangue animal. Este sangue foi submetido ao uso de Cloreto de Cálcio, Solução Fisiologica,Tromboplastina tecidual, aplicação das amostras ao calor e ao frio.
METODOLOGIA
A metodologia usada neste trabalho se da por meio de teste utilizando amostras de sangue animal, avaliando suas reações através de um roteiro pré-determinado, com as soluções a serem fundidas, obtendo assim diferentes tipos de reações e de tipos de coagulações.
RESULTADOS
Durante este estudo observamos os seguintes resultados a partir de um roteiro de pesquisa
Amostra 1: Utilizamos 1 mL de sangue animal e adicionamos mais 1 mL de Solução fisiológica. Aguardamos em torno de 20 minutos e não foi detectada a coagulação sanguínea. Este resultado se da, pois as soluções fisiológicas contem cloreto de sódio que quando e contato com o cálcio do sangue, forma um anticoagulante natural, impossibilitando o sangue de realizar a coagulação.
Amostra 2: Utilizamos 1 mL de sangue animal e adicionamos 1 mL de Cloreto de cálcio. Após 08 minutos, constatou-se a coagulação sanguínea.
Amostra 3: Utilizamos 1 mL de sangue animal, 1mL de cloreto de cálcio. Após misturarmos os dois componentes, colocamos a amostra em banho-maria, e após 8 minutos detectamos a coagulação sanguínea.
Amostra 4: Utilizamos 1mL de sangue animal, 1mL de cloreto de cálcio, e colocamos a amostra em um compartimento com gelo. Após alguns minutos não identificamos a coagulação, colocamos então a amostra em banho-maria e obtivemos a coagulação.
Amostra 5: Utilizamos 1mL de plasma e 1mL de cloreto de cálcio, após 15 minutos constatou-se a coagulação sanguínea.
...