A Eritrograma e Leucograma
Por: NininhaaaBcl-2 • 11/10/2018 • Relatório de pesquisa • 634 Palavras (3 Páginas) • 700 Visualizações
CENTRO BRASILEIRO DE CURSOS – CEBRAC
ATENDENTE DE FARMÁCIA – Fmc 05
Anna Clara Costa Fernandes
ERITOGRAMA E LEUCOGRAMA
Vitória da Conquista, 2018
- Função do Eritrograma
O eritrograma é o exame responsável pela contagem dos eritrócitos presentes no sangue. Através desta contagem, este exame pode identificar qualquer alteração ou situação patológica que ocorra com os glóbulos vermelhos, como anemia e eritremia.
O hematócrito, a hemoglobinometria e a hematimetria são as principais formas que determinam o estado que os glóbulos vermelhos se encontram e oferecem valores de referência para condições normais que o médico se baseia para identificar se um paciente está ou não com um problema nesse sistema. Esses valores variam de acordo com a idade e sexo.
O hematócrito se ocupa a fazer a leitura de todos os glóbulos vermelhos existentes num volume de 100 ml de sangue após a centrifugação da amostra. Além disso, influencia no percentual hematológico do indivíduo, uma vez que junto com outras análises, esse exame ajuda a transparecer os volumes de VCM (volume corpuscular médio – mede o tamanho das hemácias e ajuda no diagnóstico da anemia), HCM (hemoglobina corpuscular média – peso da hemoglobina das hemácias) e o CHCM (concentração de hemoglobina corpuscular média – concentração da hemoglobina nas hemácias, e é relacionado com a coloração das mesmas).
Hemoglobinometria é a dosagem feita de hemoglobina numa amostra de 100 ml de sangue. Essa amostra precisa ser identificada em gramas e para realizar essa tarefa, o farmacêutico utiliza um aparelho chamado espectrofotômetro. Junto com a hematimetria, ajuda a determinar um valor de referência certo para o número de hemácias suficiente para manter o fluxo de oxigênio no corpo.
Já a hematimetria é a contagem exata de eritrócitos que estão presentes no sangue. É nesse momento em que a contagem reticular que se determina a mensuração do número de eritrócitos presentes para os homens e as mulheres. Esses três dados presentes no exame são analisados em conjunto, que auxiliam a ter uma visão ampliada da situação do sistema de eritrócitos. Se os valores de referência estiverem baixos (abaixo de 4.500.000 de hemácias por mm³ para homens e abaixo de 3.900.000 de hemácias por mm³ para mulheres), é sinal de que o indivíduo possui anemia.
Uma das principais finalidades do exame é identificar o surgimento de doenças como anemia, anisocitose e policitemia.
- Função do Leucograma
O leucograma é a parte do hemograma que realiza a análise qualitativa e quantitativa dos leucócitos (células de defesa do organismo) presentes no sangue. Assim como no eritrograma, idade e sexo são fatores que podem interferir nos valores do exame. Este exame indica o número de neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos presentes no sangue, que são os diferentes tipos de leucócitos. O leucograma é solicitado para avaliar o sistema de defesa do organismo e, assim, verificar se há alguma inflamação ou infecção acontecendo. Esse exame faz parte do hemograma e é feito a partir da coleta de sangue em laboratório e não é necessário jejum para realizá-lo. Os valores normais para adultos são leucócitos totais: 4.500 a 11.000/mm³; neutrófilos: 1.800 a 7.700/mm³; linfócitos: 1.000 a 4.800/mm³.
...