A REVISÃO FARMACOLÓGICA
Por: andark • 16/11/2016 • Seminário • 857 Palavras (4 Páginas) • 438 Visualizações
REVISÃO FARMACOLÓGICA
Algumas medicações como a atropina e a escopolamina possuem alguns colaterais inconvenientes como, vista turva, boca seca e constipação. Esses colaterais surgem devido à:
a) Bloqueio dos receptores adrenérgicos
b) Bloqueio nicotínico
c) Ativação dos receptores Alfa-1 e Alfa-2
d) Ativação dos receptores M-1 e M-2
e) Bloqueio muscarínico
Paciente hipertenso e epilético, usuário de fenobarbital, em determinada situação é infectado por bactéria ao beber um suco no mesmo copo que um colega que já estava doente. Nessa situação o médico prescreve um antibiótico, que por sua vez não surte o efeito esperado. Haja visto tenha sido feita uma cultura de secreção e a prescrição tenha sido precisa, a medicação, provavelmente não surtiu efeito pois:
a) O fenobarbital reagiu quimicamente com o ATB, anulando o seu efeito.
b) O médico, provavelmente confundiu a posologia do antibiótico.
c) Antibióticos não exercem efeitos em pacientes epiléticos.
d) O uso crônico do fenobarbital acelerou o metabolismo do ATB, encurtando sua meia vida
e) Pois as medicações anti-hipertensivas atrapalharam o processo de absorção do ATB
Os fármacos, para que exerçam seus efeitos, devem atingir proteínas receptoras. Quando se necessita de um efeito imediato (situações emergenciais) devemos escolher drogas que tenham como alvos:
a) Receptores acoplados à proteína G tipo alfa ou beta.
b) Receptores tirosina quinase pois geram quantidades de AMPc em maior quantidade.
c) Receptores nucleares, pois a transcrição gênica é imediata.
d) Receptores metabotrópicos que abrem proteínas canais.
e) Receptores tipo canal iônico, pois a abertura dos canais e aparecimento dos efeitos ocorre mais rapidamente.
Em determinada situação diária, chega um paciente em uma farmácia com falta de ar e manchas vermelhas na pele e edema de pálpebra. Logo pede a ajuda do farmacêutico que estava presente e pede ajuda. Qual das medicações abaixo você indicaria?
a) Antiinflamatórios para desinchar e aliviar as dores.
b) Aerossol com cloreto de pilocarpina
c) Aerossol com drogas adrenérgicas
d) Diuréticos para eliminar os edemas
e) Medicações colinérgicas são indispensáveis
A excreção renal de fármacos se dá, preferencialmente nos rins, onde as moléculas das drogas se encontram na forma iônica, facilitando a interação com as moléculas de água e, posterior formação da urina nos túbulos renais. Com relação ao processo de eliminação de fármacos aponte a alternativa correta.
a) A excreção dos fármacos em pacientes obesos é acelerada devido à biotransformação hepática estar aumentada nesses pacientes.
b) Fármacos lipossolúveis possuem excreção renal acelerada devido à fraca interação com a água nos túbulos renais.
c) Fármacos hidrossolúveis interagem menos com a albumina plasmática, diminuindo suas meias vidas e facilitando os processos de metabolização e eliminação.
d) Quanto mais hidrossolúvel for o fármaco, maior a sua meia vida e menor sua taxa de eliminação.
e) A lipossolubilidade da droga interfere diminuindo sua meia vida plasmática e aumentando sua taxa de eliminação renal.
Para produzirem um efeito biológico algumas drogas atuam ligando-se à receptores acoplados à proteína G, que, por sua vez, exerce seus efeitos por meio de efetores conhecidos como segundos mensageiros. Com relação aos mecanismos de ação dos fármacos aponte a alternativa que contém a associação correta.
a) Adenilato ciclase (AC)→ IP3 e DAG
b) Fosfolipase C (PLC) → AMPc
c) Tirosina quinase → Receptor para corticóides e fatores de crescimento celular.
d) Fosfolipase C (PLC) → ↑ Cálcio intracelular
e) Fármacos hormonais → Ativação de Adenilato Ciclase (AC)
Farmacocinética consiste no percurso que a droga faz no corpo desde o momento de sua administração até sua eliminação por via renal preferencialmente. Com relação aos conceitos farmacocinéticos e padrões de absorção, distribuição, metabolização e eliminação de fármacos é incorreto afirmar que:
a) Fármacos com alto peso molecular e elevada hidrosolubilidade apresentam dificuldade em atravessar as barreiras biológicas, dificultando sua absorção.
b) A Liposolubilidade do fármaco interfere aumentando sua absorção e melhorando sua meia vida, pois ligam-se com maior intensidade à albumina plasmática.
...