Condensação Aldolica
Por: Felipe Siqueira • 6/3/2016 • Seminário • 837 Palavras (4 Páginas) • 802 Visualizações
Introdução
A condensação aldólica é uma reação química que envolve a adição de um íon enolato de um composto carbonílico, que age como nucleófilo, com outra molécula de composto carbonílico, aldeído ou cetona, que age como eletrófilo.
Como resultado da reação, obtém-se um produto β-hidróxi-carbonilado que se denomina aldol. Um ou dois centros estereogênicos podem ser gerados com controle sobre os mesmos. Uma vez que a unidade β-hidróxi-carbonila está presente em vários produtos naturais, a reação aldólica foi empregada em diversas oportunidades na síntese de substâncias de importância biológica. Neste trabalho, são abordados fatores importantes no que concerne à reação aldólica tais como a estereoquímica e a regioquímica, bem como as diferentes metodologias introduzidas desde a sua descoberta.
A reação pode ocorrer em três regiões distintas do comporto carbonílico: no oxigênio ligado ao carbono carbonílico, por possuir dois pares de elétrons não partilhados pode sofrer ataque de um eletrófilo; no carbono carbonílico, onde pode sofrer adição nucleofílica devido a sua eletrofilia; no carbono alfa, por estar diretamente ligado ao carbono carbonílico e a um átomo de hidrogênio, pode participar em um equilíbrio ceto-enólico, do qual resulta um íon enol ou enolato.
Uma reação a cetona é enolizável e por isso ela forma o íon enolato. Já a adição aldólica do íon enolato ocorre preferencialmente no carbono carbonílico do aldeído, pois este está mais desimpedido estericamente por ser um grupo terminal e porque nele não ocorre estabilização por dispersão eletrônica, já que este não está rodeado por dois grupos metil como nas cetonas.[pic 1]
Exemplo de reação aldólica:
Nas reações de condensação aldólica, os β-hidroxialdeídos e β-hidroxicetonas são produzidos em meio básico a partir dos aldeídos e cetonas correspondentes. Assim, tendo um bom controle reacional, estes β-hidroxialdeídos e β-hidroxicetonas sofrem eliminação de água, levando aos produtos de condensação aldólica.
Embora a hidroxila não seja um bom grupo abandonador, a estabilidade do produto contendo um sistema π conjugado faz com que a reação ocorra de forma irreversível.
Exemplo:[pic 2]
[pic 3]
Objetivo
O objetivo desta prática é realizar e compreender os procedimentos e mecanismos da condensação aldólica.
Materiais
Reagentes:
- Propanal;
- Solução de hidróxido de sódio a 10%;
- Sulfato de Sódio;
- Éter etílico.
Equipamentos e vidrarias:
- Suporte universal;
- Garras e mufas;
- Argola;
- Termômetro;
- Balança;
- Chapa agitadora com aquecimento;
- Barra magnética;
- Condensador de Allihn;
- Evaporador rotativo;
- Balão de fundo redondo 100 ml;
- Funil simples;
- Funil de extração;
- Béquer de 500 mL e 100 mL;
- Proveta de 10 mL.
Métodos
Em um balão de fundo redondo, foi adicionado cerca de 15 mL de propanal, 5 mL da solução de hidróxido de sódio a 10% e uma barra magnética, em seguida o balão foi aquecido a uma temperatura de 50 ºC com agitação por uma hora.
Após o aquecimento, foi adicionado cerca de 20 mL de éter etílico ao balão e a mistura contida nele foi transferida para um funil de extração, onde foi separada a fase orgânica, e posteriormente seca com sulfato de sódio.
...