O Hipertiroidismo
Por: almeidabruna • 14/11/2018 • Seminário • 324 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
Hipertiroidismo
É um problema no qual a glândula tireoide produz hormônios em excesso, o que impacta em diversas funções do organismo. Aqui a glândula é hiperativa, ou seja, trabalha em excesso.
Caraterizado em exames pelos níveis de T3 e T4 estarem mais elevados e o nível de TSH está menor que a referência.
´ Causas: Ingestão excessiva de iodo, doença de Graves, inflamação da tireóide (devido a infecções virais), tumores não-cancerígenos da tireóide, superdosagem de hormônio da tireóide, tumores nos testículos ou ovários.
´ Sintomas: Hiperativação do metabolismo, insônia, aumento da freqüência cardíaca, intolerância ao calor, sudorese, tremores, bócio, etc.
Tratamento
´ Medicamentos antitireoidianos
Metimazol (nome comercial =Tapazol) - inibe a produção dos hormônios da tireoide.
´ Beta bloqueadores – para tratar alguns sintomas e a tempestade tiroidiana ( taquicardia, temperatura corporal elevada, sudorese, etc.) pode ocorrer durante a remorção da glândula na cirurgia ou por não receber tratamento adequado.
´ Iodo radioativo (I-131) - - utilizado para tratar algumas doenças da tireóide como hipertireoidismo ou como tratamento complementar do CÂNCER de tireóide. Tem sua administração por via oral.
´ Como é feito? o paciente vai para um hospital onde ingere uma dose de iodo radioativo via oral, por meio de um canudinho. (O líquido é transparente e não tem gosto).
Em seguida, ele fica em um quarto durante até três dias, e não pode receber visitas porque seu corpo emitirá radiação neste período.
O paciente deve evitar contato físico com outras pessoas durante a internação e durante mais alguns dias depois de voltar para casa. Seus talheres, copos, toalhas devem ser separados das outras pessoas durante cerca de uma semana após a alta.
Depois de pouco a radioatividade é eliminada do corpo e o paciente volta a ter uma vida normal.
Cirurgia (tiroidectomia)
A cirurgia de tireoide é feita para tratar problemas na tireoide, como nódulos, cistos, aumento exagerado da tireoide ou câncer, e pode ser total ou parcial, dependendo se a glândula é, ou não, retirada completamente.
´ Quando é indicada? Recomendada a cirurgia, quando os medicamentos antitireoidianos ou terapia com iodo radioativo não são apropriados.
...