Saúde publica filme
Por: zelosance • 13/8/2015 • Abstract • 315 Palavras (2 Páginas) • 287 Visualizações
No inicio do século XX, o século do progresso, diversas epidemias atingiram a população, como a febre amarela, cólera, varíola e peste.
E eram as irmãs das santas casas de misericórdia que cuidavam dos pobres que não podiam pagar pelo atendimento médico particular.
As epidemias diminuíram o numero de imigrantes que entravam no país e isso prejudicou o comercio. Então os políticos decidiram que deveriam começar uma limpeza nas principais cidades do país, forçando os habitantes a tomarem vacinas, estes foram contra e revoltas começaram a se espelhar pela cidade, mas foram suprimidas pela policia.
Por causa das epidemias e da gripe espanhola os trabalhadores começam a se unir para bancar planos de saúde. Na década de 1920 as empresas começaram a financiar os planos de saúde de seus trabalhadores e algum tempo depois o governo passou a controlar esses fundos, administrando o dinheiro dos trabalhadores da forma que desejava.
Por volta de 1930, Getúlio Vargas começa a fazer mudanças, unificando as estruturas de saúde, criando sindicatos para as classes operarias, aposentadorias e pensões, tudo isso utilizando o dinheiro que os trabalhadores haviam guardado na previdência.
Na década de 1950 são inaugurados os grandes hospitais, com médicos especialistas e aparelhos importados. E é criado o ministério da saúde.
Em 1964 vem a ditadura e o dinheiro investido no Instituto nacional de previdência social é usado para a construção de usinas e hospitais, a previdência é estendidas á trabalhadores rurais que também passam a ter direito a aposentadoria e atendimento médico pela previdência.
Em 1986 o SUS foi criado como resultado dos movimentos populares contra o sistema de saúde anterior, cujo sistema previdenciário havia falido.
Com o tempo o SUS passou a fazer parte do dia a dia de todas as pessoas, seu atendimento não é perfeito mas é uma grande melhoria quando comparado ao século passado.
...