Sistema sanguíneo
Por: angelaauxiliar36 • 24/8/2017 • Trabalho acadêmico • 7.191 Palavras (29 Páginas) • 600 Visualizações
Centro Educacional Alfa
Sistema Hematológico
Bertioga
08/2016
Centro Educacional Alfa
Auxiliar de Enfermagem
Anatomia Humana
Prof. Ruane
O Sistema Sanguíneo e suas principais patologias
Angela Ap. Corrêa da Silva nº 04
Aparecida Vieira Gomes nº 05
Janaina Carvalho Veiga nº 12
Juliane dos Santos Marques nº 16
Luciana Moreira da Silva nº 19
Bertioga
08/2016
SUMÁRIO
- Introdução Pág. 01
- Fisiologia do Sistema Pág. 04
- Fisiopatologias do Sistema Pág. 04
- Anemia Pág. 05
- Anemia falciforme causas e sintomas Pág. 05
- Anemia diagnóstico Pág. 06
- Anemia tratamento Pág. 06
- Anemia Prevenção Pág. 06
- Leucemia Pág. 07
- Leucemia causas e sintomas Pág. 08
- Leucemia diagnóstico Pág. 09
- Leucemia tratamento Pág. 10
- Leucemia prevenção Pág. 12
- Hemofilia Pág. 12
- Hemofilia causas e sintomas Pág. 13
- Hemofilia diagnóstico Pág. 13
- Hemofilia tratamento Pág. 14
- Hemofilia prevenção Pág. 15
- Referência Bibliográfica Pág. 15
- Conclusão Pág. 17
Introdução
O sangue é um líquido opaco de cor avermelhada que circula por todo o organismo e mantém a vida. O cérebro não pode sobreviver sem sangue mais de quatro minutos; os músculos e os rins não resistem a mais de uma hora; o fígado acusa sua falta em menos de quarenta e cinco minutos. O sangue leva até os músculos o oxigênio do ar que respiramos. Os músculos retiram do oxigênio a energia necessária para manter a temperatura e atividade do corpo. Dos intestinos o sangue leva os produtos da digestão até o fígado, onde se colhem os açúcares que proporcionam energia aos músculos, ou as proteínas que servem para o desenvolvimento e manutenção dos tecidos. Pode-se dizer que o sangue é o sustentáculo da vida: graças a ele se assegura o equilíbrio físico – químico necessário para a sobrevivência das células.
A quantidade total de sangue presente no organismo constitui aproximadamente 7% do peso do corpo. Um adulto de peso médio tem um volume de sangue que oscila entre cinco e seis litros.
O sangue se compõe de duas partes que podem ser facilmente separadas por sedimentação, empregando-se algum meio anticoagulante: a parte líquida, ou plasma, e os elementos celulares. O plasma é agua em 90 por cento, mas também contém proteínas, hormônios, minerais, gorduras e outras substâncias. Os elementos celulares compõe-se, por sua vez, de glóbulos vermelhos ou hemácias, de glóbulos brancos ou leucócitos, e plaquetas.
Quando o sangue se coagula uma parte do plasma adquire solidez e constitui a fibrina, que tem uma disposição semelhante a uma rede. A fibrina segura em sua malha os elementos celulares formando assim o coágulo, do qual se separa um líquido amarelo chamado soro.
Entre as substâncias orgânicas que contêm o sangue, têm especial importância as proteínas e a glicose. A quantidade normal de proteínas oscila entre 6,5 e 7,5 gramas por cada 100 cm cúbicos de sangue. O conteúdo de glicose é inferior “ de 80 a 100 miligramas”, mas pode aumentar consideravelmente quando se tem certas doenças, como por exemplo, o diabetes melitus, ou após as refeições.
O sangue contêm também algumas substancias inorgânicas que mantem o equilíbrio interno do corpo. As células necessitam destes elementos “ sódio, potássio, cálcio, cloro, magnésio” para sua atividade vital.
Em seu trabalho incessante, o sangue se encarrega também de transportar os hormônios e outras secreções internas do organismo. Graças a ele podemos combater as infecções e intoxicações com os anticorpos ou as com as antitoxinas adequadas, que atuam no lugar preciso do corpo enfermo.
...