A Diatermia
Por: Flavio Fagundes • 20/10/2015 • Trabalho acadêmico • 844 Palavras (4 Páginas) • 508 Visualizações
Diatermia
Diatermia é um procedimento de aquecimento profundo que converte ondas eletromagnéticas em calor. As ondas eletromagnéticas são tridimensionais que possuem período ou largura de pulso, freqüência e comprimento de onda, e quanto menor o pulso maior a freqüência. Os aparelhos de ondas curtas e microondas já são confeccionados com freqüência e comprimento de ondas definidos, e não se pode modular.
Ondas curtas
A diatermia por ondas curtas são radiações não-ionizante da porção de freqüência de rádio do espectro eletromagnético e são utilizados por fisioterapeutas para enviar calor e energia para os tecidos situados mais profundamente. As ondas curtas e também o microondas tem preferência por tecidos ricos em íons. O aquecimento ocorre pelo resultado da fricção entre os íons que se movimentam e os tecidos ao redor, esses possuem uma corrente alternada com cargas contrárias. Os tecidos que possuem íons livres como o sangue e os músculos, são os que tem maior condutividade, por serem bem vascularizado, e o tecido adiposo o de menor condutividade que causa isolamento.
As ondas curtas pode ser liberada na forma contínua ou em pulsos. Na fomra contínua é gerado um aumento maior das temperaturas subcutâneas, podendo ser utilizado em uma forma geral limitado a patologias crônicas. A forma em pulsos significa que há períodos nos quais nenhuma onda curta é emitida, permitindo que seja empregada em determinados quadros agudos e subagudos.
Os efeitos fisiológicos na utilização das ondas curtas são .:
- Aumento do fluxo sanguíneo local e do metabolismo
- Alterações na velocidade de condução nervosa
- Acelera a remoção de metabólitos
- Reduz a tensão associada aos tecidos
- Aumenta a captação de O2
- Diminui a força muscular e a resistência à fadiga por aproximadamente 2 horas após a aplicação
Efeitos Terapêuticos
- Aumenta a extensibilidade do colágeno / fibrinolítico
- Diminui a rigidez articular
- Alivia dores e espasmos
- Ajuda na resolução de inflamação (antiflogístico)
- Reabsorção rápida de hematomas e edemas
- Acelerar a cicatrização de feridas
- Regeneração de tecidos moles
Indicações e contra-indicações
São Indicados no tratamento de Artrose e artrite crônicas (O.C. Pulsado), Anquilose, Braquialgia, bursite crônica, Ciatalgia, Contusão, Contratura,Dorsalgia, Distensão, Entorse (crônico), Epicondilite, Espasmos páravertebrais, Esporão de calcâneo,Espondilite, Fibrose, Isquialgia, Lombalgia, Mialgias, Neuralgias, Neurites, Miogelose.
São contra-indicado em processos hemorrágicos, Tuberculose pulmonar e óssea, Febre e processos infecciosos, Região abdominal, Trombose venosa profunda ou flebite, Doenças arteriais, Gestação, Período pré-menstrual, Infecção renal ou urinária, Neoplasias,Marcapassos, Pacientes epiléticos, Feridas abertas, Tecido isquêmico, DIU (abdômen e lombar), Sobre náilon e plástico, Osteomielite, Antes de 48 h pós traumas, Áreas isquêmicas ou anestesiadas, edemas.
Microondas
As microondas e uma forma de aquecimento profundo que converte a energia eletromagnética de alta freqüência em calor, ou seja, radiações eletromagnéticas, não sendo tão profundo quanto ondas curtas. Inicialmente radiadas podem ser absorvidas, transmitidas, refletidas ou refratadas. Sua penetração é inversamente proporcional ao seu comprimento de ondas.
A utilização de microondas é mais utilizado para tratar áreas com baixo conteúdo de gordura subcutânea e deve ser utilizado de modo contínuo. Deve ser realizado teste antes da aplicação, para que se possa analisar a presença de sensibilidade normal ou não à dor e temperatura cutânea.
Efeitos
- Calor Homogêneo: Boa termopenetração. Aquece a nível muscular, sem superaquecer a pele e tecido adiposo.
- Hiperemia: Superficial e profunda.
- Aumento da Circulação Sanguínea: Devido à vasodilatação decorrente do calor.
- Aumento do Metabolismo: Leva a uma maior troca e reações químicas.
- Aumento do Aporte de Oxigênio
- Regenerador Tecidual: Devido ao aumento do aporte de substância nutritivas, enzimas, eletrólitos, oxigênio.
- Analgésico: Aumenta o limiar de excitabilidade dos nervos sensitivos e também pelo descongestionamento da área, bem como pelo relaxamento.
- Aumenta a Excreção Urinária
Diminui a Pressão Arterial
Espasmolítico Relaxante - Reflexo: Ação reflexa Paravertebral sobre segmentos nervosos, que inervam determinada região.
- Defesa: Antiflogístico: Aumenta o número de leucócitos na área de anticorpos. Inibidor da Recuprodução de Microorganismos:
O aumento de temperatura cria um meio desfavorável para sua reprodução.
A utilização de microondas deve ter a distância de 5 a 15 cm variando entre indivíduos e deve ser o mais perpendicular possível com duração de aproximadamente 20 minutos.
Precauções
- A pele exposta ao tratamento deve sempre ser coberta por no mínimo três centímetros de toalha;
- Examinar sensibilidade térmica e dolorosa do paciente;
- Excluir contra-indicações;
- Remover objetos metálicos;
- Assegurar que a pele esteja seca;
- Pedir ao paciente que relate qualquer sensação percebida durante o tratamento.
Indicações
Condições inflamatórias subagudas e crônicas de camadas de tecidos profundos;
...