ESTÉTICA NA MELHOR IDADE: OS TRATAMENTOS MAIS PROCURADOS POR MULHERES ENTRE 50 E 65 ANOS
Por: PatyRodrigues • 14/7/2015 • Trabalho acadêmico • 1.029 Palavras (5 Páginas) • 400 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA - UNATEC
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
ESTÉTICA NA MELHOR IDADE: OS TRATAMENTOS MAIS PROCURADOS POR MULHERES ENTRE 50 E 65 ANOS
Belo Horizonte
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA - UNATEC
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
ESTÉTICA NA MELHOR IDADE: OS TRATAMENTOS MAIS PROCURADOS POR MULHERES ENTRE 50 E 65 ANOS
Projeto Aplicado apresentado como requisito de avaliação do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário UNA – UNATEC, 2º período, módulo A.
Orientador: Vanice
Belo Horizonte
2014
RESUMO[pic 2]
Palavras-chave:
LISTA DE SIGLAS
- IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE)
- OMS - Organização Mundial de Saúde
SUMÁRIO[pic 3]
1 INTRODUÇÃO
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3 METODOLOGIA
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO .........................................................................................
5 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Nos primórdios da existência humana não havia a preocupação estética quanto ao envelhecimento, pois a expectativa de vida do homem era muito pequena, devido a sua fragilidade diante das doenças e principalmente dos predadores mais fortes.
Com o aumento da expectativa de vida, a terceira idade mudou. Isso porque muitos indivíduos começaram a ter uma preocupação maior com a saúde e com o corpo objetivando viver mais e com o melhor aspecto estético possível. A terceira idade de hoje busca além da qualidade de vida, o bem estar físico e emocional.
O avanço da tecnologia e da ciência disponibilizou aos idosos serviços mais especializados e modernos, além de confortos, que até então não tinham disponíveis.
De fato, as pessoas estão vivendo mais. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) a estimativa da expectativa de vida para 2013 é de 74 anos, sendo 71 anos para homens e 78 para mulheres.
O número de idosos no Brasil aumentou. De acordo com o Censo 2010, realizado pelo IBGE, 11,74% das mulheres brasileiras têm 60 anos ou mais. No Censo 2000, eram apenas 9,28% da população.
O envelhecimento pode ser compreendido como modificações físicas (corporais), fisiológicas (do funcionamento orgânico) e psicológicas resultantes da ação do tempo sobre os seres vivos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) dá como início da velhice a idade de 60 anos, porém na prática nota-se que os primeiros sinais do envelhecimento começam o surgir por volta dos 40 anos de idade.
Vários fatores contribuem para o envelhecimento, como a herança genética, etnia, sexo condições ambientais e circunstâncias inerentes ao estilo de vida.
Nessa corrida contra o tempo, os homens, apesar de terem uma expectativa de vida menor que as mulheres, demoram mais a dar sinais de envelhecimento, já que contra as mulheres existem os fatores hormonais e principalmente a menopausa.
As mulheres que compõem a melhor idade, ou seja, mulheres dos 50 a 65 anos, nem de longe lembram as avós de antigamente, cuja imagem remete a senhora com cabelos brancos penteados para trás, arrematados em um coque simples. Isto porque independente da classe social, a maioria usufrui de tratamentos estéticos para amenizar os sinais do envelhecimento que vão desde o uso de cosméticos específicos, técnicas de rejuvenescimento como peelings e até mesmo cirurgia plástica.
De fato é nesta fase que se instalam todos os males causados aos 20 anos principalmente nos danos causados pela radiação solar. Rugas, vincos profundos, flacidez, manchas e ressecamento são inevitáveis embora possam ser amenizados.
Como a maior preocupação em relação á estética ocorre com as mulheres, e os sinais de envelhecimento em sua maioria estão bem estabelecidos na faixa etária dos 50 a 65 anos, o presente trabalho tem como objetivo geral pesquisar quais os tratamentos estéticos mais procurados na melhor idade. Os objetivos específicos são: pesquisar as mudanças fisiológicas da pele nesta faixa etária, analisar os tratamentos mais procurados e qual impacto o envelhecimento exerce no emocional dessas mulheres. Para tanto será aplicado um questionário a 20 mulheres dentre 50 e 65 a fim de detectar quais a características senis mais incômodas bem como os tratamentos mais procurados.
...