PREVALÊNCIA DE DIABÉTICOS NO CENTRO DE SAÚDE DO MUNICIPIO DE CHOPINZINHO - PR
Por: sueleenmhotmailc • 26/6/2017 • Trabalho acadêmico • 2.053 Palavras (9 Páginas) • 367 Visualizações
PREVALÊNCIA DE DIABÉTICOS NO CENTRO DE SAÚDE DO MUNICIPIO DE CHOPINZINHO - PR
Cristiane Cendron, Dieson Cézar, Jhonattan Krefta, Suelen Machado.
Cassiane Merigo Nascimento.
Introdução
Segundo Ferreira 2001 “O Diabetes Mellitus, trata-se de uma doença crônica, heterogênea, caracterizada por hiperglicemia, resultante da deficiência absoluta ou relativa de insulina, e complicações crônicas microvasculares e macrovasculares”.
A prevalência do Diabetes, vem aumentando significativamente no mundo, sendo um dos mais importantes problemas de saúde pública na atualidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a International Diabetes Federation (IDF), no ano de 2002, existia cerca 160 milhões de pessoas portadoras de Diabetes no mundo. Há projeções de 300 milhões para o ano de 2025.
A principal incidência é em idosos, e vem aumentando devido ao envelhecimento da população e crescimento demográfico acelerado.
Os tipos de diabetes mellitus mais frequentes são tipo 1 e tipo 2. Sendo que o Diabetes tipo I é causado pela incapacidade de produção de insulina, devido a uma destruição das células pancreáticas, correspondendo a cerca de 10% a 20% dos casos, tendo mais incidência na infância (entre 5 e 15 anos). Já o Diabetes tipo II decorre, em geral, de graus variáveis de resistência à insulina, e deficiência relativa de sua secreção, correspondendo a cerca de 80% a 90% dos casos.
O diagnóstico da Diabetes, se fundamenta, basicamente, nas alterações da glicose plasmática em jejum (8 horas), ou após uma sobrecarga de glicose via oral (75g de glicose) - teste oral de tolerância a glicose (TOTG), e na medida da glicose casual:
[pic 1][pic 2]
Segundo dados de outras pesquisas, mostra que o maior número de pacientes diabéticos, são da cor branca, residem na zona urbana, com um predomínio um pouco maior entre a população feminina, sendo que a faixa etária mais afetada é entre 11 a 15 anos. Sendo que a metade do público pesquisado, referiu que o pai continha a doença, e 18% haviam algum familiar que continha a doença³.
O diabetes apresenta alto índice de morbimortalidade, com perda da qualidade de vida, causando insuficiência renal, amputação de membros inferiores, cegueira, doença cardiovascular e impotência sexual masculina. (Cadernos de atenção Básica: Diabetes Mellitus, Ministério da saúde, Brasília, 2006).
As mudanças no padrão de vida reduzem mais da metade de casos de diabetes em indivíduos de alto risco, a redução de peso, aumento da ingestão de fibras, restrição energética moderada, restrição de gorduras, intervenções farmacológicas, atividades físicas regulares. (Cadernos de atenção Básica: Diabetes Mellitus, Ministério da saúde, Brasília, 2006).
A fisioterapia vem, nas últimas décadas, abrangendo cada vez mais áreas clínicas, tanto nas ações primárias da saúde, o que é de fundamental importância, como se solidificando nas ações secundárias. Objetivo: Retratar a prevalência, por faixa etária e sexo, com pacientes diabéticos no Centro de Saúde, da cidade de Chopinzinho – PR e como o fisioterapeuta pode ser introduzido na prevenção secundária a Diabetes.
Métodos
Trata-se um estudo quantitativo- descritivo referente a dados contidos em prontuários de pacientes portadores do diabetes atendidos no Centro de Saúde do município de Chopinzinho-PR.
Foi realizado um levantamento da prevalência de diabetes através de dados contidos nos prontuários como : idade e sexo. Foram observados prontuários durante o período de janeiro de 2013 a Novembro de 2014, totalizando o número de 17.763 prontuários analisados. A utilização desses prontuários foi possível devido à apresentação de uma declaração emitida pela coordenadoria do Curso de Fisioterapia da Unisep, Campus Francisco Beltrão, junto ao centro de saúde da cidade de Chopinzinho- PR.
Os dados obtidos foram transcritos para o Microsoft Office Excel, para análise dos dados e obtenção das porcentagens de prevalência por sexo e faixa etária.
Resultados
Dos 17,763 prontuários analisados referentes ao período de Janeiro 2013 a Novembro de 2014, dos quais 57,6% eram do sexo masculino e 42,4% do sexo feminino, foram registrados 480 prontuários de indivíduos acometidos pela Diabetes Mellitus tipo II, não sendo registrado nenhum caso de Diabetes Mellitus tipo I.
Tabela 1. Prevalência (%) de diabetes tipo II na população de Chopinzinho (PR) e sua distribuição por faixa etária.
Faixa Etária Total % |
0-19 44 9% 20-39 86 18 % 40-59 148 31 % 60 anos ou mais 202 42 % |
Total 480 100% |
Tabela 2. Prevalência (%) de diabetes tipo II na população de Chopinzinho (PR) e sua distribuição por gênero e faixa etária
Sexo Homens Mulheres |
Faixa Etária Total % Total % |
0-19 21 4,3% 23 4,7% 20-39 47 9,8% 39 8,1% 40-59 83 17,4% 65 13,6 % 60 ou mais 108 22,5% 94 19,6 % |
Total 259 54% 221 46% |
...