TESTE DE ERGO ESPIROMETRIA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Por: diguidim • 29/5/2015 • Bibliografia • 889 Palavras (4 Páginas) • 252 Visualizações
TESTE DE ERGOESPIROMETRIA
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O teste é um parâmetro que avalia o desempenho físico máximo do paciente e mede a resposta de seu sistema cardiovascular, muscular e pulmonar e a situação de esforço. O mesmo se tornou bastante difundido nos últimos anos, podendo ser aplicado em atletas profissionais e em pacientes.
Durante o repouso (2 minutos), o esforço físico (8 minutos) e o período de recuperação, o paciente tem seu ritmo cardíaco, frequência cardíaca e pressão arterial monitorado. O sistema respiratório é estimulado a cada respiração, assim como o consumo de oxigênio (Vo2máx) e a produção de gás carbônico (Vco2máx). Com esses dados é possível fazer uma avaliação contínua do sistema cardiovascular e respiratório, além do componente muscular, uma vantagem para a investigação médica de doenças leves que não mostram alterações quando avaliadas com o paciente em repouso.
INDICAÇÕES
Uma das principais indicações do teste ergoespirométrico é a busca diagnóstica em pacientes que apresentam sintomas (cansaço, falta de ar etc.) principalmente durante atividades físicas e, muitas vezes, são assintomáticos em repouso. O médico e o paciente poderão esclarecer se a causa desses sintomas ao esforço é cardíaca, pulmonar ou muscular periférica (pernas) e fazer a diferenciação entre falta de condicionamento físico (sedentarismo) e doença.
- Avaliação funcional de doenças cardíacas e pulmonares;
- Avaliação seriada no pré e pós-transplante cardíaco;
- Quantificação do risco de pacientes com miocardiopatias (doenças que acometem o músculo cardíaco);
- Para programar a reabilitação em pacientes com doenças cardíacas ou insuficiência cardíaca;
- Para programar treinamento de atletas;
- Para diagnosticar diferencial da dispneia.
CONTRAINDICAÇÕES
- Gestantes
- Peso corporal acima de 160 kg
FUNDAMENTAÇÃO PRÁTICA
PREPARO PRÉ-TESTE
- No dia do exame, após o banho, não utilizar cremes, pomadas ou gel;
- Vir com roupas confortáveis para a realização do exame;
- Não fumar duas horas antes ou dieta leve uma hora antes do teste (O paciente não deve fazer exames em jejum);
- A suspensão de medicação em uso fica a critério do médico e na dependência dos objetivos do exame. Quando o objetivo recomenda-se suspender os medicamentos que possam mascarar as manifestações da doença, como: Betabloqueadores (atenolol, propanolol, metoprolol), inibidores de canais de cálcio (diltiazem, verapamil) e vasodilatadores coronarianos (dinitrato ou monotrato de isossorbida, nitroglicerina);
- Recomenda-se ao paciente não expor o tórax desprotegido ao sol até 72 horas após o exame, já que pode surgir irritação da pele no local da colocação dos eletrodos para a monitoração.
PASSO A PASSO ANTES DO TESTE
Nas aulas práticas, todos os alunos que fizeram o teste (Delfino e Eduardo) passaram pelas mesmas etapas de preparação do teste, no qual citaremos abaixo:
- A anamnese do paciente;
- A aferição da PA antes do teste;
- A colocação dos eletrodos nas derivações precordiais (V1, V2, V3, V4, V5 e V6);
- Colocação dos equipamentos de captação dos gases;
- Escolha do protocolo para execução do teste.
PASSO A PASSO DURANTE O TESTE
- Inicia-se o teste;
- Com o passar do tempo, de acordo com o protocolo escolhido, o teste começa a ganhar velocidade e resistência, acrescentando elevação da esteira;
- Aferição da pressão constante para monitorar e relatar no programa de avaliação;
- Com o teste validado, busca-se o alcance do Vo2máx;
- Após a exaustão inicia-se o programa de recuperação elaborado pelo programa de avaliação;
- Ao final do teste afere-se a pressão e, detectada normalidade na PA, libera-se o paciente.
LOCALIZAÇÃO DOS ELETRODOS
V1
Por ser uma derivação pré-cordial, o eletrodo é posicionado no 4º espaço intercostal à direita, próxima ao rebordo external (paraexternal). O eletrodo é positivo e explora o ventrículo direito, ou melhor, lado direito do coração. Há ondas positivas juntamente com negativas. A predominância das ondas é negativa.
V2
O eletrodo é posicionado no 4º espaço intercostal à direita, próxima ao rebordo external. O eletrodo é positivo e explora o ventrículo direito, ou melhor, lado direito do coração. Há ondas positivas juntamente com negativas. A predominância das ondas é negativa.
V3
Localizada entre V2 e V4. O eletrodo é positivo. Explora: septo interventricular e parede anterior do ventrículo esquerdo Bifásica, V3 é mais negativo do que o V4 (que é mais positivo).
V4
Localizada no 5° espaço intercostal no hemitórax esquerdo e na linha hemiclavicular, ou na linha do mamilo esquerdo. O eletrodo é positivo. Explora: septo interventricular e parede anterior do ventrículo esquerdo Bifásica, V3 é mais negativo do que o V4 (que é mais positivo).
V5
Localiza no 5º espaço intercostal na linha axilar esquerda anterior. O eletrodo é positivo e explora o ventrículo esquerdo nas paredes anteriores e laterais. Ondas positivas.
...