TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Breve História da Anatomia

Por:   •  30/3/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 6

Turma: Fisioterapia (primeiro período); Noturno.

Alunas: Thaynara dos S. D. Castro;

      Breve história da anatomia

                     (com ênfase na anatomia cardiovascular)

O desenvolvimento da anatomia como uma ciência se caracteriza-se pelo contínuo desenvolvendo da compreensão da estrutura do corpo e a função dos órgãos. A anatomia humana é considerada a mais proeminente das ciências biológicas até o século 19 e início do século 20.

A anatomia é uma das bases da educação médica e é ensinada desde o renascimento. O que é ensinado hoje difere significativamente do passado, porém os métodos para ensinar não mudam. As famosas dissecções públicas que aconteciam na idade média e início do renascimento podem ser considerados hoje às “demonstrações anatômicas”.

Anatomia antiga

Charak estudou a anatomia do corpo humano, descreveu os números de ossos como 360 e acreditou que o coração tinha apenas uma cavidade conectada ao resto do corpo através de treze canais e que a obstrução em um desses canais levaria a doença e a deformidade de corpo.

Egito

Os egípcios conheciam pouco da função dos rins e fizeram do coração o ponto de encontro de números vasos que carregam os fluidos do corpo(sangue lágrimas, urina e esperma.

Os antigos egípcios reconheciam o coração e seus vaso, fígado, baço, rins, hipotálamo, útero e bexiga. Sabiam que os vasos sanguíneos partiam do coração. Outros vasos foram descritos, alguns contendo ar, outros contendo muco. Dois vasos conectados ao átrio direito foram ditos conter “o sopro da vida”, enquanto dois vasos conectados ao átrio esquerdo foram ditos conter “o sopro da morte “.

Grécia

Hipócrates tinha um conhecimento básico da estrutura esquelética e muscular, ele foi o primeiro a reconhecer a válvula tricúspide do coração.

Diógenes foi um filósofo pré-socrático que viveu no século 5, fez a primeira descrição sistema sobre a arquitetura dos vasos sanguíneos do ser humano. Aristóteles e vários de seus contemporâneos produziram um sistema de conhecimento com base na dissecção de animais.

Praxagoras  o primeiro a identificar aas diferenças entre as artérias e as veias.

Herófilo e Erasistrato fizeram o primeiro uso de cadáveres para pesquisa anatômica, tiveram permissão para realizar “vivissecções” (dissecar indivíduos ainda vivos).

Herófilo sintetizou o conhecimento anatômico com mais proximidade do conhecimento atual que qualquer outro da época.

Galeno

Aleluia Galenus proeminente médico grego, cirurgião e filósofo que contribuiu muito para compreensão de numerosas disciplinas científica, incluindo a anatomia, fisiologia, patologia, farmacologia, neurologia e filosofia. As suas teorias dominaram e influenciaram a ciência médica ocidental por aproximadamente “dois milênios “,suas análises anatômicas permaneceram incontestáveis até 1543.

A anatomia e a medicina de Galeno foram influenciadas pela teoria do humorismo, praticada  por muitos médicos gregos, inclusive Hipócrates.

A teoria de Galeno para o funcionamento do sistema circulatório ainda perdurou até 1628 e estabeleceu que o sangue circulava e o coração impulsionava, como uma bomba.

Ele foi o primeiro a demonstrar que a laringe gera voz e a reconhecer que existem diferenças entre sangue venoso e o arterial.

Uma de suas maiores contribuições para a medicina foi o trabalho sobre sistema circulatório. Galeno acreditava que o sistema circulatório consistia de dois sistemas unidirecionais de distribuição de sangue, ao invés de um único sistema unificado de circulação. Acreditava que o sangue venoso seria gerado o fígado, onde seria distribuído para o corpo e então consumido. O fígado e o coração seriam responsáveis por gerar o sangue.

Idade Média

Iben Zuhr foi o primeiro médico árabe que realizou dissecções no homem, como necropsia para estudar a causa da morte. Reconheceu que a escabiose era causada por um parasita e a remoção desse parasita do corpo do doente produzia a cura e não envolvia qualquer purga de humanos, sangrias, ou qualquer outro tratamento tradicional associado aos quatros humores.

Abd-ele-latif, médico árabe, observou e examinou um grande número de corpos, o que levou a discordar dos ensinamentos de Galeno quanto à formação dos ossos, principalmente a mandíbula e o sacro.

Iben al-Nafis

Foi proeminente em dissecções de corpos humanos e realização de necropsia. Considerado o pai da teoria da circulação, por descrever a circulação pulmonar e circulação coronária em 1242. Iben al-Nafis descreveu a pulsação, ossos, músculos, intestinos, órgãos sensoriais, canais biliares, esôfago e a anatomia de quase todas as partes do corpo humano.

Início da anatomia moderna

O primeiro grande desenvolvimento no conhecimento anatômico na Europa cristã desde a queda de Roma ocorreu em Bolonha entre os séculos 14 e 16, vários anatomistas dissecaram cadáveres e contribuíram com a descrições mais precisas de órgãos e identificando suas funções.

Os desenhos de Vesalius são descrições detalhadas da anatomia humana que evidenciam as diferenças em relação às descrições feitas por Galeno(em animais). Muitos outros anatomistas que vieram depois de Vesalius também desafiaram o “saber galênico”,mas este ainda reinou por mais um século.

A função da escola de Medicina da Universidade de Bolonha foi um processo longo que começou em 1063, com os primeiros professores Catedráticos surgindo em torno do ano de 1170. Entre o final do século 13 e início do século 14,Mondino Dei Liuzzi estabeleceu a tradição da escola de Alexandria da prática de vivissecção e publicou suas observações em um livro de anatomia que foi usado até o fim do século 16.

Miguel Server foi o primeiro europeu a descrever a função da circulação pulmonar. Criou a Cristologia não trinitária, na qual foi o motivo de sua condenação por católicos como protestantes. A pesar da contribuição de Servet seu trabalho não foi reconhecido no seu tempo, pois suas descrições foram feitas em um tratado de teologia e não em um livro de medicina.

Marcello Malpighi ,filho proeminente de Bolonha, foi o pai da anatomia microscópica e defensor do uso de métodos experimentais. Usou o microscópio para estudar os capilares dos alvéolos pulmonares, corpúsculo do rim, investigou o nervo vago e criou a manobra de valsalva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (246.3 Kb)   docx (186.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com